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Título: Percepções de estudantes de medicina sobre a experiência de aprendizado na comunidade dentro do programa mais médicos: análise de um grupo focal
Autores: SENA, Iuri Silva
GUERREIRO, Lucas Coelho
RIBEIRO, Atie Calado
MORAIS, Leila do Socorro da Silva
SANTOS, Bráulio Érison França dos
NAZIMA, Maira Tiyomi Sacata Tongu
Tipo de Documento: Artigo Científico
Citação: SENA, Iuri Silva et al. Percepções de estudantes de medicina sobre a experiência de aprendizado na comunidade dentro do programa mais médicos: análise de um grupo focal. Tempus, actas de saúde colet, Brasília, v. 9, n. 4, p. 81-95, dez, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1005. Acesso em:.
Resumo: O ensino médico orientado para a comunidade constitui um dos fundamentos do preparo de futuros profissionais para o trabalho nos serviços de saúde e permite formação ampla para atendimento nos diversos níveis de cuidado. A instituição do programa mais médicos permitiu distribuição de profissionais em regiões com maior necessidade e mudanças nos processos de trabalhos na atenção básica. O curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) iniciou em 2015 atividades de inserção de alunos nas equipes de saúde com profissionais do programa. Este estudo visou identificar as percepções dos acadêmicos de medicina sobre a experiência de aprendizado na comunidade durante acompanhamento de equipes de saúde da família do programa mais médicos. Realizou-se estudo qualitativo através da técnica do grupo focal com voluntários da quarta série de graduação de medicina. O estudo constatou que alunos tiveram percepções positivas sobre a atuação dos médicos acompanhados, principalmente pela valorização da relação médico paciente e atendimento holístico. Entretanto, houve identificação de necessidade de atualização dos protocolos brasileiros de atendimento na atenção primária. Os discentes mudaram visão preconcebida sobre a baixa qualidade profissional do programa e passaram a aceitar melhor a experiência. A observação da realidade estrutural de postos de saúde foi considerada causa importante para que médicos evitem trabalhar no interior ou regiões isoladas. Os achados auxiliam no aprofundamento das discussões sobre políticas de provimento de médicos e sua interação com o ensino, ainda assim novos estudos precisam ser estimulados para avaliar outros aspectos e impactos ocasionados por esse tipo de programa.
Abstract: Community-based learning is one of the foundations of preparing future professionals to work in health services and allows extensive training to act in various levels of health care. In Brazil, The establishment of the “Mais Médicos” Program allowed distribution of professionals in areas with greater need and changes in primary care work processes. In 2015, the course of medicine at the Federal University of Amapá (UNIFAP) started students insertion activities in health teams with professionals of the Program. This study aimed to identify the perceptions of medical students on the learning experience in the community while following-up family health teams of the Program. A qualitative research was conducted through focus-group technique with fourth graders volunteers from medical school. Students had positive perceptions about the performance of doctors, mainly reagarding the doctor-patient relationship and holistic care. However, it was identified the need to update primary care to brazilian protocols. Students had their preconceived view of the low professional quality of the program changed and began to best accept the experience. The observation of the structural reality of health centers was considered an important cause to make doctors avoid working in the coutryside or isolated regions. These findings help to deepen the discussions on medical provision policies and their interaction with teaching. Neverthless, further studies need to be encouraged to evaluate other aspects and impacts caused by this type of program.
Palavras-chave: Medicina Comunitária
Programa Mais Médicos
Saúde da família
Médicos Graduados Estrangeiros
Grupos focais
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS DA SAUDE
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
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