Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1017
Título: O que se diz e o que se faz em dança nas escolas públicas da cidade de Macapá
Autores: CONCEIÇÃO, Jaciara Silva da
Orientador: MONTEIRO, Lilian Alves Costa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9229329640145879
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: CONCEIÇÃO, Jaciara Silva da. O que se diz e o que se faz em dança nas escolas públicas da cidade de Macapá. Orientadora: Lilian Alves Costa Monteiro. 2010. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1017. Acesso em:.
Resumo: O presente estudo aborda a questão da dança nas escolas públicas da cidade de Macapá. O objetivo foi compreender o fenômeno dança enquanto elemento da cultura de movimento e como conteúdo da Educação Física nas escolas públicas da cidade de Macapá. Esta pesquisa assume caráter quantitativo-qualitativo e adotou como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas, direcionados a alunos e professores da rede pública de ensino fundamental e médio da cidade de Macapá. Procurou-se mapear a existência da dança, nas escolas em que ela é ausente buscou-se encontrar os motivos pelos quais isso ocorre, além de descrever a forma que este conteúdo é trabalhando nas instituições na qual é presente. O campo pesquisado foi composto de seis instituições, dez professores e doze alunos, com idades compreendidas entre doze e quarenta e quatro anos, atuantes na rede pública de ensino. No final da analise dos dados recolhidos constatou-se a real situação do conteúdo dança nas escolas públicas da cidade de Macapá, sua inserção, sua ausência e a visão de alunos e professores a respeito da questão pesquisada, comprovando o interesse dos alunos em novos conteúdos e no conteúdo de dança e o desinteresse dos professores em inserir a mesma em suas aulas regulares.
Abstract: The present study addresses the question of dancing in public schools in the city of Macapa. The aim was to understand the phenomenon of dance culture as an element of movement and as the content of physical education in public schools in the city of Macapa. This research takes a quantitative and qualitative instruments and adopted as the data collection questionnaires and semi-structured, aimed at students and teachers from public elementary and high school in the city of Macapa. We tried to map the existence of dance in schools where it is absent we sought to find reasons why it occurs, and describe how this content is working in institutions where it is present.The field research was composed of six institutions, ten teachers and twelve students, with age between twelve and fourth four years old, working and acting in public schools. In the final analysis of data collected it was found the real situation of dance content in the public schools of the city of Macapa, its insertion, its absence and the vision of students and teachers about the theme, demonstrating the students' interest in new content and the content of dance and the disinterest of teachers entering the same in their regular classes.
Palavras-chave: Dança escolar
Educação física escolar
Educação física - dança
Educação rítmica
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS DA SAUDE
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DancaEscolasPublicas.pdf648,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons