Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1055
Título: Mulher no magistério: inserção e feminização no ensino básico fundamental em Laranjal do Jari - AP
Autores: VIEGAS, Maria da Graça Santiago
LIMA, Risonilda de Sousa Camelo
VIEGAS, Rosa Ângela Santiago
COIMBRA, Valdeniria Soares
Orientador: BARROSO, Iraci de Carvalho
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3330604206800847
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: VIEGAS, Maria da Graça Santiago et al. Mulher no magistério: inserção e feminização no ensino básico fundamental em Laranjal do Jari - AP. Orientadora: Iraci Carvalho Barroso. 2010. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1055. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho visa um estudo sobre os fatores que levaram a inserção da mulher no magistério e o processo de feminização do ensino no contexto urbano do município de Laranjal do Jari. O estudo utiliza a pesquisa qualitativa tendo a entrevista com roteiro semidirigido como instrumento, abordando questões como: inserção de mulheres no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, magistério como profissão feminina, áreas de formação e contribuição do trabalho educacional com as demais áreas das quais participam em diferentes momentos da história. Ressaltar-se-á os pontos relevantes para o entendimento do papel da mulher no magistério na sociedade capitalista, destacando os aspectos que influenciaram e/ou influenciam a participação feminina no magistério e o significado de sua participação, através de uma abordagem sociológica, procurando explicitar os motivos que levaram a inserção e a predominância de mulheres no magistério em Laranjal do Jari. A pesquisa sociológica evidencia que historicamente o magistério se configura como uma profissão feminina e através de conquistas e desafios, a mulher conquistou seu espaço no serviço público, ressaltando que a maioria das entrevistadas ingressou no magistério por falta de opção de área de formação e, sobretudo por ser uma área com uma grande demanda de emprego, logo, não foi por vocação.
Abstract: The present work seeks a study about the factors that took the woman's insert in the teaching and the process of feminization of the teaching in the urban context of the municipal district of Laranjal do Jari. The study uses the qualitative research tends the interview with route semi-driven as instrument, approaching subjects as: women's insert in the fundamental teaching from 5th to 8th series, teaching as feminine profession, formation areas and contribution of the educational work with the other areas of the which participate in different moments of the history. It will be pointed out the important points for the understanding of the woman's paper in the teaching in the capitalist society, the aspects that influenced e/on highlighting influences the feminine participation in the teaching and the meaning of your participation, through a sociological approach, seeking explicit the reasons that took the insert and the women's predominance in the teaching in Laranjal Jari. The sociological research evidences that historically the teaching is configured as a feminine profession and through conquests and challenges, the woman conquered your space in the public service, pointing out that most of the interviewees entered in the teaching for lack of option of formation area and, above all for being an area with a great employment demand, therefore, was not for vocation.
Palavras-chave: Mulher - emancipação
Mulher - magistério
Mulher - escola
Mulher - patriarcado
Magistério - condições de trabalho
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MulherMagisterioInsercao.pdf205,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons