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Título: Potencialidades e fragilidades das políticas de assistência estudantil da universidade federal do Amapá – unifap
Autores: ARAÚJO, Elian de Paula
GONÇALVES, Elizabete de Menezes Farias
SOUZA, Elzelina da Silva Cardoso
Orientador: PAIXÃO, Erick Franck Nogueira da
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8823534055876352
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ARAÚJO, Elian de Paula; GONÇALVES, Elizabete de Menezes Farias; SOUZA, Elzelina da Silva Cardoso. Potencialidades e fragilidades das políticas de assistência estudantil da universidade federal do Amapá – unifap. Orientador: Erick Franck Nogueira Paixão. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) – Departamento de Educação a Distância, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1201. Acesso em:.
Resumo: Este artigo visa avaliar as principais potencialidades e fragilidades dos programas de assistência estudantil da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), considerando os desafios impostos pela recente política de redução orçamentária, destinada às Instituições Federais de Ensino Superior. A presente pesquisa é qualificada como bibliográfica e documental, a partir da análise de diversos autores, dentre eles Romanelli, Brasil, Nascimento e Tinto que servem de referencial teórico para elucidar os conteúdos relacionados à temática deste trabalho no que se refere à redemocratização do acesso ao ensino superior, os programas de assistência estudantil que contribuíram para minimizar a evasão nas IFES. No que tange à pesquisa documental, esta foi realizada a partir da análise de documentos disponibilizados no sítio da UNIFAP como relatórios de gestão, PDI, CENSO, a fim de avaliar as políticas de assistência estudantil no âmbito da UNIFAP, principalmente no que se refere à continuidade das políticas públicas voltadas para a reestruturação e expansão das Universidades Federais, através do programa REUNI, e da Assistência Estudantil, por intermédio do PNAES. Verificou-se, ao final da pesquisa, a necessidade de readequação dos recursos destinados à Assistência Estudantil, no âmbito da UNIFAP, com o intuito de maior abrangência, além da implantação de uma gestão descentralizada com a participação de todos os envolvidos no processo, bem como a realização de estudos científicos mais aprofundados voltados para a viabilização de programas sustentáveis de Assistência Estudantil, uma vez que as verbas destinadas para esses programas dependem de recursos provenientes da União.
Abstract: This article aims to assess the main strengths and weaknesses of student assistance programs at the Federal University of Amapá (UNIFAP), considering the challenges imposed by the recent policy of budget reduction, aimed at Federal Institutions of Higher Education. The present research is qualified as bibliographical and documentary, based on the analysis of several authors, among them Romanelli, Brasil, Nascimento and Tinto, which serve as a theoretical reference to elucidate the contents related to the theme of this work with regard to the redemocratization of access to the higher education, student assistance programs that contributed to minimize dropout at IFES. Regarding the documentary research, this was carried out from the analysis of documents made available on the UNIFAP website such as management reports, PDI, CENSO, in order to evaluate student assistance policies within the scope of UNIFAP, especially with regard to the continuity of public policies aimed at restructuring and expanding Federal Universities, through the REUNI program, and Student Assistance, through the PNAES. It was verified, at the end of the research, the need to readjust the resources destined to Student Assistance, within the scope of UNIFAP, with the aim of greater coverage, in addition to the implementation of decentralized management with the participation of all those involved in the process, as well as such as carrying out more in-depth scientific studies aimed at the feasibility of sustainable Student Assistance programs, since the funds destined for these programs depend on resources from the Union.
Palavras-chave: REUNI
PNAES
Evasão no ensino superior
Assistência estudantil
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Administração Pública

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