Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1219
Título: Estrada de ferro amapaense (EFA): a herança do minério no norte do brasil. Projeto de requalificação da área da estação de trem e criação de um parque urbano no município de Santana/AP
Autores: COSTA, Luiza Helena Costa da
Orientador: MERGULHÃO, Pedro Tárcio Pereira
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4258081002345965
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: COSTA, Luiza Helena Costa da. Estrada de ferro amapaense (EFA): a herança do minério no norte do brasil. Projeto de requalificação da área da estação de trem e criação de um parque urbano no município de Santana/AP. Orientador: Pedro Tárcio Pereira Mergulhão. 2017. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1219. Acesso em: .
Resumo: Esta monografia, intitulada Estrada de Ferro Amapaense (EFA): a herança do minério no norte do Brasil. Projeto de requalificação da área da estação de trem e criação de um parque urbano no município de Santana/AP, trazendo novas funções e aplicações para o espaço. O equipamento que já representou momentos importantes para a economia e para a história do estado, implantado em 1956, está sem funcionamento no momento, deixando lacunas na mobilidade da população e causando prejuízos financeiros para algumas classes de trabalhadores. No município de Santana é escassa a existência de áreas verdes, locais importantes para a paisagem urbana, convívio social e instrumento de equilíbrio climático. A intenção do projeto é unificar esses três itens e transformá-las em alternativas para a população, aumentando a estrutura ambiental, melhorando a qualidade de vida e incentivando o turismo. Considerando as necessidades locais e o interesse em fazer um projeto que combine a Estrada de Ferro, a estação ferroviária e o parque, para que possivelmente se possa incluir um novo tipo de economia possibilitada pelo turismo, foram pesquisados conceitos e se enfatizou o estudo empírico relacionado às etapas de desenvolvimento projetual para atingir soluções para os problemas atuais. A instauração dessas ideias e etapas conciliadas com a elaboração de um projeto para uma nova estação de trem e outros aparelhos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos servirão como instrumento de infraestrutura e interação social.
Abstract: This monograph entitled Amapaense Railway (EFA), the legacy of iron ore: the railway rehabilitation project for transport and tourism purposes is the result of study on the Railroad Amapaense (EFA) and its station located in Santana / AP, bringing new features and applications to space. The equipment that has represented important moments for the economy and for the history of the state, established in 1957, is not functioning at the time, leaving gaps in the mobility of the population and causing financial losses for some workers classes. In the municipality of Santana is scarce the existence of green areas, important sites for the urban landscape, social life and climatic balance instrument. The design intent is to unify these three properties and turn them into alternatives for the population, increasing environmental structure, improving the quality of life and encouraging tourism. Considering local needs and interest in a project that combines the railroad, the train station and the park, so that possibly may include a new type of economy through tourism, concepts were researched and emphasized the related empirical study the architectural design development stages to achieve solutions to current problems. The introduction of these ideas and steps reconciled with the development of a project for a new railway station and other architectural devices, will serve as infrastructure tool and social interaction.
Palavras-chave: Estrada de ferro
Estação de trem
Parque
Turismo
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EstradaFerroAmapaense.pdf7,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prancha parte 1.pdf13,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Prancha parte 2.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Apresentação TCC2 FINAL .pptx13,65 MBMicrosoft Powerpoint XMLVisualizar/Abrir
1.jpg613,75 kBJPEGVisualizar/Abrir
2.jpg1,01 MBJPEGVisualizar/Abrir
3.jpg779,89 kBJPEGVisualizar/Abrir
4.jpg684,01 kBJPEGVisualizar/Abrir
5.jpg728,1 kBJPEGVisualizar/Abrir
6.jpg829,36 kBJPEGVisualizar/Abrir
7.jpg768,36 kBJPEGVisualizar/Abrir
8.jpg760,17 kBJPEGVisualizar/Abrir
9.jpg768,41 kBJPEGVisualizar/Abrir
10.jpg1,13 MBJPEGVisualizar/Abrir
11.jpg1,19 MBJPEGVisualizar/Abrir
12.jpg1,13 MBJPEGVisualizar/Abrir
13.jpg1,26 MBJPEGVisualizar/Abrir
14.jpg731,94 kBJPEGVisualizar/Abrir
15.jpg643,67 kBJPEGVisualizar/Abrir
16.jpg704,36 kBJPEGVisualizar/Abrir
17.jpg755,29 kBJPEGVisualizar/Abrir
18.jpg861,67 kBJPEGVisualizar/Abrir
19.jpg1,02 MBJPEGVisualizar/Abrir
20.jpg606,8 kBJPEGVisualizar/Abrir
21.jpg638,83 kBJPEGVisualizar/Abrir
22.jpg637,66 kBJPEGVisualizar/Abrir
23.jpg595,92 kBJPEGVisualizar/Abrir
24.jpg569,4 kBJPEGVisualizar/Abrir
25.jpg1,06 MBJPEGVisualizar/Abrir
26.jpg1,1 MBJPEGVisualizar/Abrir
27.jpg1,08 MBJPEGVisualizar/Abrir
28.jpg1,22 MBJPEGVisualizar/Abrir
29.jpg1,1 MBJPEGVisualizar/Abrir
30.jpg576,24 kBJPEGVisualizar/Abrir
31.jpg792,74 kBJPEGVisualizar/Abrir
32.jpg790,31 kBJPEGVisualizar/Abrir
33.jpg363,89 kBJPEGVisualizar/Abrir
34.jpg900,98 kBJPEGVisualizar/Abrir
35.jpg889,28 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons