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Título: Inclusão escolar na educação do campo: análise de percepções de professores
Autores: PEREIRA, Marlene Duarte
SILVEIRA, Rosineire Alcântara
Orientador: DIAS, Alder de Sousa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9065211816414800
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: PEREIRA, Marlene Duarte; SILVEIRA, Rosineire Alcântara. Inclusão escolar na educação do campo: análise de percepções de professores. Orientador: Alder de Sousa Dias. Coorientador: Diorlando dos Santos Braga. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo Ciências Agrárias e Biologia) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1247. Acesso em: .
Resumo: O presente estudo tematiza a inclusão escolar na Educação do Campo. Considerando nossa inserção como cidadãs mazaganenses, residentes no Distrito Carvão, e a ampliação de nossos pontos de vista teóricos, por meio da Disciplina Educação Socio inclusiva, levanta-se a seguinte questão-problema: que percepções sobre a inclusão escolar têm professores de uma escola de educação do campo no Distrito Carvão/Mazagão? Como questões norteadoras, tem-se as seguintes: o que os professores pensam sobre a inclusão na escola? Como o paradigma da inclusão escolar se faz presente na escola? Como ocorre a inclusão na prática pedagógica de professores? Tem-se, como objetivo geral, analisar percepções de professores sobre a inclusão escolar de uma escola de educação do campo, no Distrito Carvão, situado no município de Mazagão. Os objetivos específicos são: identificar o que os professores pensam sobre a inclusão na escola; explicitar maneiras a partir dos quais o paradigma da inclusão educacional se faz presente na escola e indicar formas pelas quais a inclusão se faz presente na prática pedagógica de professores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, que tem como lócus de estudo a Escola Estadual Fagundes Varela, situada no Carvão-MZG. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras do atendimento educacional especializado, a coordenadora pedagógica e mais dois professores da classe comum. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas. Entre os resultados, percebeu-se que a inclusão de estudantes com deficiência na referida escola do campo ainda enfrenta muitos desafios, como a falta de estrutura e acessibilidade, além da falta de formação dos professores e, principalmente, a ausência de políticas públicas voltadas para esse contexto. Ressalta-se também a necessidade da realização de mais estudos que retratem a educação inclusiva em escolas do campo amapaenses.
Abstract: This study focuses on school inclusion in Rural Education. Considering our insertion as citizens of Mazaga, residents of the Carvão District and the expansion of our theoretical points of view, through the Discipline Socio-Inclusive Education, the following question-problem arises: what perceptions about educational inclusion do teachers of a school of education have of the countryside in the Carvão/Mazagão District? As guiding questions, there are the following: what do teachers think about inclusion in school? How is the paradigm of school inclusion present at school? How is inclusion present in teachers' pedagogical practice? The general objective is to analyze teachers' perceptions about school inclusion in a rural education school, in the Carvão District, located in the municipality of Mazagão. The specific objectives are the following: to identify what teachers think about inclusion in school; explain the ways in which the paradigm of educational inclusion is present at school; and indicate ways in which inclusion is present in teachers' pedagogical practice. Methodologically, this is a research with a qualitative approach, of the field research type, whose locus of study is the Fagundes Varela State School, located in Carvão-MZG. The research subjects were two teachers of the specialized educational service, the pedagogical coordinator and two other teachers. As a data collection technique, semi-structured interviews were used. Among the results, it was noticed that the inclusion of students with special educational needs in that rural school still faces many challenges, such as the lack of structure and accessibility, as well as the lack of teacher training, and especially the absence of public policies aimed at for that context. It is also emphasized the need to carry out more studies that portray inclusive education in rural schools in Amapá.
Palavras-chave: Inclusão escolar – Distrito Carvão – Mazagão – Amapá – Brasil
Educação rural – Distrito Carvão – Mazagão – Amapá – Brasil
Professores de educação rural – Distrito Carvão – Mazagão – Amapá – Brasil
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: biblioteca.mazagao@unifap.br
Aparece nas coleções:Educação no Campo

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