Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/126
Título: A ética face ao preconceito contra a diversidade: um estudo na perspectiva dos filósofos da educação
Autores: ALMEIDA, Gutho Ben-Hur
LEMOS, Levi Silva
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3266850927054267
http://lattes.cnpq.br/1796715598960595
Orientador: SILVA, Rauliette Diana Lima e
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0514869882910610
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citação: ALMEIDA, Gutho Ben-Hur Gomes; LEMOS, Levi Silva. A ética face ao preconceito contra a diversidade: um estudo na perspectiva dos filósofos da educação. Orientadora: Rauliette Diana Lima e Silva. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/126. Acesso em:.
Resumo: O presente artigo visa discutir acerca da importância da ética para o ensino médio, buscando evidenciar quais sentidos e significados ela apresenta no combate aos diversos tipos de preconceitos ainda existentes na sociedade, em especial nas instituições de ensino. A discussão é imperativa, pois evidencia a importância da reflexão ética neste segmento específico, haja vista, sua grande diversidade socioeducativa. A proposta de trabalho nasceu a partir da pergunta: Como a ética pode contribuir para minimizar o preconceito contra a diversidade socioeducativa nas escolas de ensino médio? Diante disto, o estudo constitui-se em uma pesquisa bibliográfica sobre diversas fontes de autores e filósofos da educação contemporânea, que tratam acerca da temática apresentada, visando uma ampliação das discussões sobre o problema exposto. Neste sentido, a discussão torna-se relevante tanto para a compreensão da multiplicidade de conceitos que envolvem a ética nas relações em sociedade, assim como para o entendimento acerca dos inúmeros tipos de preconceitos contra a diversidade sociocultural, como racismo, homofobia, misoginia, xenofobia, machismo, classe social e outros ainda existentes no âmbito escolar, e também, para a percepção de como a ética pode constituir-se em um instrumento eficaz na luta contra estes preconceitos no contexto das instituições de ensino médio.
Abstract: This article aims to discuss the importance of ethics for high school, seeking to highlight what meanings and meanings it presents in the fight against the various types of prejudice still existing in society, especially in educational institutions. The discussion is imperative, as it highlights the importance of ethical reflection in this specific segment, given its great socioeducational diversity. The proposal of work was born from the question: How can ethics contribute to minimize prejudice against socio-educational diversity in high schools? In view of this, the study is a bibliographical research on diverse sources of authors and philosophers of contemporary education, which deal with the theme presented, aiming at a broader discussion of the problem presented. In this sense, the discussion becomes relevant both to the understanding of the multiplicity of concepts that involve ethics in relations in society, as well as to the understanding about the numerous types of prejudices against sociocultural diversity, such as racism, homophobia, misogyny, xenophobia , machismo, social class and others still existing in the school environment, and also to the perception of how ethics can constitute an effective instrument in the fight against these prejudices in the context of high schools.
Palavras-chave: Ética
Preconceito
Ensino médio
Diversidade
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE_EticaFacePreconceito.pdf221,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons