Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1322
Título: Fotomontagem artística digital: Uma proposta de uso da tecnologia no ensino de arte
Autores: SANTOS, Laiane de Cássia Miranda
SANTOS, Silnara Vidal dos
Orientador: SILVA, José de Vasconcelos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7661614433147368
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SANTOS, Laiane de Cássia Miranda; SANTOS, Silnara Vidal dos. Fotomontagem artística digital: uma proposta de uso da tecnologia no ensino de arte. Orientador: José de Vasconcelos Silva. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1322. Acesso em: .
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a tecnologia inserida no contexto escolar tendo como finalidade propor uma intervenção na sala de aula para demonstrar a possível aplicabilidade prática das questões que incidem do debate proposto no advento da tecnologia, a saber, a inserção da mesma no ensino/aprendizagem nas escolas públicas. Tendo embasamento, principalmente, nos seguintes teóricos: Analice Dutra Pillar, Diana Domingues, Lúcia Gôuveia Pimentel, Priscila Arantes, etc. Deste modo, o trabalho intitulado “Fotomotagem artística digital: uma proposta de uso da tecnologia no ensino de arte” apresenta os resultados de um projeto de intervenção, posto em prática através de oficinas em uma turma de ensino fundamental da escola estadual Augusto dos Anjos durante um período de estágio supervisionado. As oficinas consistiram em expor aos alunos conhecimentos básicos a respeito da manipulação gráfica de imagens, levando em consideração tanto seus saberes prévios e senso de criatividade frente ao emaranhado de imagens que circunda o mundo, quanto seus contatos com a tecnologia do ambiente escolar. Para isso, a turma dividiu-se em grupos para a elaboração das atividades propostas. O resultado dessa intervenção foi a produção de sete fotomontagens artísticas analisadas neste trabalho e que demonstram a possibilidade de utilizar as ferramentas tecnológicas que a contemporaneidade proporciona também ao ensino. Tal pesquisa, portanto, não persiste apenas em discutir a atual situação e condição da escola diante do impulso tecnológico em que o indivíduo se choca, mas sim apresentar meios viáveis de adaptação que favoreça o fortalecimento das bases educacionais.
Palavras-chave: Escolas públicas
Tecnologia
Oficinas
Fotomontagem
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS CNPQ:: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FotomotagemArtisticaDigital.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons