Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1323
Título: A festa de Nossa Senhora da Piedade como expressão da cultura e da religiosidade dos moradores do Igarapé do Lago
Autores: VALE, Ana Cláudia dos Santos
FAVACHO, Lindaci Pinto
NASCIMENTO, Maria da Conceição Freitas do
SANTOS, Nelma Castelo Silva dos
Orientador: PALHANO, Romualdo Rodrigues
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2948719304625592
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: VALE, Ana Cláudia dos Santos; FAVACHO, Lindaci Pinto; NASCIMENTO, Maria da Conceição Freitas do; SANTOS, Nelma Castelo Silva dos. A festa de Nossa Senhora da Piedade como expressão da cultura e da religiosidade dos moradores do Igarapé do Lago. Orientador: Romualdo Rodrigues Palhano. 2008. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2008. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1323. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho apresenta a cultura e as tradições religiosas associadas a festividade de Nossa Senhora da Piedade na Vila do Igarapé do Lago, tendo como objetivo analisar de que forma a festa de Nossa senhora da Piedade contribui para que a cultura e a identidade dos moradores da Vila do Igarapé do Lago seja preservada, mesmo diante das dificuldades em se manter as tradições da comunidade.Como metodologia para a elaboração do trabalho foram utilizadas fontes bibliográficas que discutem os conceitos de cultura, tradição e religiosidade, além da pesquisa de campo ocorrida na comunidade do Igarapé do Lago mediante entrevistas e observações que evidenciaram como a festividade religiosa influencia a cultura e os hábitos de cada moradores da vila, chegando-se a conclusão de que a mobilização em torno da festividade revela traços culturais e ritualísticos que são transmitidos de geração em geração de modo a manter as características principais da comemoração.
Abstract: This work presents the culture and religious traditions associated with the festivity of Nossa Senhora da Piedade in Vila do Igarapé do Lago, with the objective of analyzing how the feast of Nossa Senhora da Piedade contributes to the culture and identity of the inhabitants of the village. do Igarapé do Lago is preserved, even in the face of difficulties in maintaining the community's traditions. Igarapé do Lago through interviews and observations that showed how the religious festivity influences the culture and habits of each villager, reaching the conclusion that the mobilization around the festivity reveals cultural and ritualistic traits that are transmitted from generation to generation in order to maintain the main characteristics of the commemoration.
Palavras-chave: Cultura
Festividade
Igarapé do Lago
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS CNPQ:: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FestaNossaSenhora.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons