Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1347
Título: Leia a voz católica: análise sobre a construção linguístico-discursiva presente no jornal A Voz Católica produzido pela Prelazia de Macapá
Autores: FAVACHO, Deuzanira de Nazaré da Cruz
Orientador: CAMPETELA, Cilene
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0459886512038760
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: FAVACHO, Deuzanira de Nazaré da Cruz. Leia a voz católica: análise sobre a construção linguístico-discursiva presente no jornal A Voz Católica produzido pela Prelazia de Macapá. Orientadora: Cilene Campetela. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1347. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa analisou o jornal A Voz Católica, material confeccionado pela Prelazia de Macapá (atualmente, Diocese) que compõe o Arquivo de Registros Históricos da Cúria Diocesana de Macapá, com objetivo de investigar o processo de construção linguísticodiscursiva presente no periódico, cuja hipótese levantada está em que aspectos linguísticos de discursos de cunho religioso, especificamente os católicos, representam influências no comportamento social dos amapaenses. Nesse sentido, para esta monografia foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, considerando que tal abordagem visa valorizar a representatividade do objeto analisado, bem como a organização, delimitação e interpretação dos dados coletados que se deu a partir da seleção de publicações entre as décadas de 1950- 1960, dispostos em tabelas e separados por três temáticas: Religião, Gênero (A Mulher) e Política. O referencial teórico está fundamentado na abordagem Funcionalista do discurso proposta por Halliday (1970, 1991, 1996), além dos teóricos Thompson (2003), Brent (2011), Dutra (2012), Liu (2014), Sousa (2015), Cunha (2017), Batista e Silva (2019), que serviram de subsídio teórico. Para a análise dos dados, foi adotada a Teoria Sistêmico-Funcional, cuja percepção acerca dos comportamentos linguísticos se estrutura a partir das escolhas que o indivíduo efetua mediante suas relações com o mundo, com o outro e com a língua, carregados de significados e metafunções conforme as intenções que se apresentam diante da situação comunicativa. Esta pesquisa concluiu que o processo de construção linguístico-discursiva não se estrutura de maneira linear, isenta e sem influências, tampouco somente por aspectos gramaticais, ao contrário, retrata o modo de pensar, de agir, o posicionamento, as crenças etc. que formam o perfil do indivíduo social comunicativo, compreendendo seu papel, sua representação no mundo, criando, assim, novas significações das condições contextuais de interação, momentos históricos e realidade de mundo vivenciada que influenciam e motivam a produção de sentido.
Palavras-chave: Voz Católica
Intenções Comunicativas - Amapá
Igreja católica - Amapá
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: VIA SIPAC
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LeiaVozCatolica.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons