Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1348
Título: Gamificação no ensino de línguas estrangeiras: algumas considerações sobre o ensino da língua francesa por meio de jogos digitais no ensino básico remoto no Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand
Autores: MATOS, Juliana Ribeiro
Orientador: COUTO, Aldenice de Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4096058892020915
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MATOS, Juliana Ribeiro. Gamificação no ensino de línguas estrangeiras: algumas considerações sobre o ensino da língua francesa por meio de jogos digitais no ensino básico remoto no Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand. Orientadora: Aldenice de Andrade Couto. 2023. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1348. Acesso em:.
Resumo: A presente monografia tem como principal foco refletir sobre a concepção de ensinoaprendizagem da língua francesa no tocante à educação, por meio de jogos digitais. O objetivo geral deste estudo foi analisar os potenciais impactos no processo de aprendizagem de alunos de três turmas do nível básico, do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, em Macapá-AP, durante o percurso gamer, a partir da produção de uma sequência didática gamificada (SDG) e a condução dos colaboradores ao alcance dos objetivos. Mais especificamente, pretendeu-se estabelecer relações entre as tecnologias digitais, osjogos digitais e o ensino-aprendizagem de línguas. Além de apresentar o conceito de gamificação aplicado ao processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e do Francês Língua Estrangeira (FLE) e elencar os principais pontos positivos e/ou negativos que a gamificação pôde desencadear quando aplicada em processo de ensino-aprendizagem do FLE. Abordar a gamificação no ensino de línguas justifica-se em virtude de seu reflexo sobre os potenciais do efeito lúdico no contexto educacional e tem fundamento na necessidade inata das pessoas de desfrutarem momentos de interação e lazer. O presente estudo consistiu em uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes primárias e secundárias. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que o ensino do FLE por meio de jogos digitais pôde contribuir na aprendizagem de uma LE mais significativa e lúdica, principalmente em contextos de ensino que valorizam a autonomia, a criatividade e os impactos positivos nos níveis de engajamento e motivação dos participantes, fazendo uso de uma sequência didática com proposta de gamificação e dos levantamentos obtidos por meio do questionário. Desse modo, espera-se, através desse estudo, o desenvolvimento de mais pesquisas voltadas para o ensino da língua francesa por meio de jogos para lançar luz à educação e proporcionar ações de transformação da realidade escolar.
Palavras-chave: Francês - Ensino
Francês - Aprendizagem
Sequência didática gamificada
Jogos digitais
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: VIA SIPAC
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GamificacaoEnsinoLinguas.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons