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Título: O princípio da incompletude institucional na socioeducação do Amapá
Autores: SILVA, Suelen Gomes da
Orientador: FILOCREÃO, Antônio Sergio Monteiro
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8321993369800090
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SILVA, Suelen Gomes da. O princípio da incompletude institucional na socioeducação do Amapá. Orientador: Antônio Sergio Monteiro Filocreão. 2018. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1364. Acesso em: .
Resumo: Esta monografia se desenvolveu a partir de uma realidade vivenciada no cotidiano de trabalho da autora com adolescentes em conflito com a Lei, onde desempenhou a função de Chefe do Núcleo de Qualificação Profissional na Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá. Na oportunidade como observadora e funcionária atuante na realidade de rotina dos Núcleos de atendimento, percebeu que muitas são as probabilidades de um adolescente que comete um ato infracional seguir no mundo da marginalidade destarte as condições de vida destes jovens. Entretanto, este estudo traz uma reflexão sobre as práticas institucionais e sistêmicas, possibilidades para quebra destes paradigmas. Neste sentido, mostrou-se mister uma organização de estudos de caráter revisional da bibliografia de observação participante em que a autora aborda a temática da Incompletude Institucional, aliada à problemática das práticas institucionais. Esta proposta teve por objetivo fazer uma análise da realidade do Amapá em que resulta da necessidade de construção de uma rede planificada voltada à transformação dos dados alarmantes do cometimento e reincidência de atos infracionais do Estado no tocante à temática dos princípios da incompletude institucional. O trabalho visou dar respostas à problemática: Como trabalhar os princípios da incompletude institucional no seio da socioeducação na realidade cotidiana do Amapá?
Abstract: This monograph was developed from a reality lived in the daily work of the author with adolescents in conflict with the Law, where she took on the role of Head of the Professional Qualification Center at the Foundation of Children and teenagers of the State of Amapá. In the opportunity as an observer and an active employee in the routine reality of the Center of attendance noticed that many are the probabilities of a teenager who commits an infraction act next in the world of the marginality so the conditions of life of these young people. However, this study brings a reflection on the institutional and systemic practices, possibilities to break these paradigms. In this sense, an organization of studies of a revisional nature of the bibliography of participant observation in which the one once addresses the subject of Institutional Incomplete, allied with the problematic of institutional practices was necessary. The purpose was aimed at analyzing the reality of Amapá, which results from the need to build a planned network aimed at transforming the alarming data of the commitment and recidivism of infractions of the State, which touches on the theme of the Principles of Institutional Incompleteness. The work aimed to provide answers to the problem: How to work the Principles of Institutional incompleteness within the socio-education in the daily reality of Amapá?
Palavras-chave: Educação – Aspectos sociais
Delinquentes juvenis – Reabilitação - Amapá
Incompletude institucional - Amapá
Menores – Estatuto legal, leis, etc
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

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