Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1376
Título: Evasão escolar na educação de jovens e adultos: o caso do projeto SESC LER de Laranjal do Jari
Autores: PINHEIRO, Ariandne Maria Paixão
RIBEIRO, Michelle Lidiane Ramos
FERREIRA, Rozilda Pereira
Orientador: LEÃO, Richard Douglas Coelho
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7938733446360300
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: PINHEIRO, Ariandne Maria Paixão; RIBEIRO, Michelle Lidiane Ramos; FERREIRA, Rozilda Pereira. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: o caso do projeto SESC LER de Laranjal do Jari. Orientador: Richard Douglas Coelho Leão. 2011. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2011. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1376. Acesso em:
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa com estudantes que evadiram do ensino da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no Projeto Sesc Ler no município de Laranjal do Jarí/AP, com o objetivo de compreender os motivos da evasão escolar segundo as justificativas dos próprios ex-estudantes. Assim trabalhamos com dois grupos de exestudantes, sendo 10 (dez) do Sub Projeto Ampliando Horizontes, o qual atendeu especificamente alunos trabalhadores de empresas que firmaram parceria com o Serviço Social do Comércio - SESC e 05 (cinco) ex-estudantes sem ligação com o subprojeto. Tomamos como base o levantamento bibliográfico para contextualizarmos a EJA, em seguida fizemos uma pesquisa documental para identificarmos os alunos evadidos, para então sistematizarmos por meio de exposição tabular e gráfica tais informações, utilizando o método estatístico aplicado às ciências sociais, por fim, realizamos entrevistas com esse grupo de alunos usando a abordagem da metodologia de história oral. O resultado da pesquisa indicou 6 (seis) itens como motivo para a evasão escolar em relação ao projeto pesquisado: a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, o conflito em família, problemas de saúde, a época de safra da castanha, o desemprego e a distância do Projeto em relação a local de moradia dos estudantes.
Abstract: This work is the result f a research with students that escape from the EJA – young and Adults Education- teaching, in SESC Reading Project in Laranjal do Jarí/AP municipality, with the objective to understand the reason of the school evasion through the justificative of the students themselves. In this way we work with two students grups, being 10 (ten) from the Extending Horizon Sub Project which helped specifically workers students from enterprises that firmed agreement with SESC – Commerce Social Service - , and 5 (five) students without connection with the Sub Project. We took as embasement the bibliography research to contextualize EJA, after that we did a documentary research to identify the escaped students, in order to systematize through the tabular and graphic exposition the information researched, using the statistic method applied to social science, at last we made interview with this grup of students using the methodologycal approach of oral history. The result indicated 6 (six) itens as reason to the school evasion related to the researched project: 1) the difficulty in combine work with studying , 2) the family conflicts, 3) health problems, 4) castanha-do-Brasil harvest period, 5) the unemployment and 6) the distance between the project and the students home.
Palavras-chave: Projeto Sesc Ler
Subprojeto Ampliando o Horizonte
Evasão Escolar - Laranjal do Jari
Educação de jovens e adultos
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EvasaoEscolarEducacao.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons