Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1377
Título: Gestão democrática na escola: mecanismos de participação na Escola Estadual Augusto Antunes
Autores: FURTADO, Arjunuyra Nascimento
Orientador: ARAÚJO, Luciano Magnus de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7192215216270270
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: FURTADO, Arjunuyra Nascimento. Gestão democrática na escola: mecanismos de participação na Escola Estadual Augusto Antunes. Orientador: Luciano Magnus de Araújo. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1377. Acesso em:
Resumo: Este trabalho faz uma análise sobre o processo de gestão democrática em uma escola de educação básica da rede pública estadual do Amapá. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual Augusto Antunes, localizada na área central da cidade de Santana. Para a abordagem teórica foram utilizados autores como Gadotti, Lück, Paro, Hora e Mendonça, dentre outros. Com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, foi feita uma abordagem qualitativa e os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com o atual gestor, a coordenação pedagógica, professor, funcionários e alunos. Foi aplicado um questionário com 05 perguntas para todos os informantes com perguntas voltadas para a plenitude dos objetivos e que procurasse responder ao problema da pesquisa e comprovação das hipóteses levantadas. Por meio dos resultados levantados, concluiu-se que a escola ainda está em um processo de reconstrução de alguns órgãos responsáveis pela gestão democrática como o Grêmio Estudantil e a Associação de Pais e Mestres e a diretoria atual procura promover a gestão democrática na medida do possível, ao procurar ouvir a comunidade escolar, estimular a participação da comunidade nos processos decisórios e prestar contas da sua gestão para a mesma, visando uma maior integração com a comunidade e, ao mesmo tempo, garantir uma melhor qualidade na educação dos alunos da escola.
Abstract: This work makes an analysis about the process of democratic management in a basic education school of the state public network of Amapá. The study was developed at Augusto Antunes State School, located in the central area of the city of Santana. For the theoretical approach, authors such as Gadotti, Lück, Paro, Hora and Mendonça, among others, were used. Based on bibliographic research and field research, a qualitative approach was taken and data were obtained from the application of questionnaires and semi-structured interviews with the current manager, pedagogical coordination, teacher, staff and students. A questionnaire with 05 questions was applied to all the informants with questions aimed at the fulfillment of the objectives and that tried to answer the problem of the research and verification of the hypotheses raised. Through the results obtained, it was concluded that the school is still in the process of rebuilding some of the bodies responsible for democratic management, such as the Student Guild and the Parents and Masters Association, and the current board seeks to promote democratic management as much as possible , by seeking to listen to the school community, to stimulate community participation in decision-making processes and to account for its management in the community, aiming at greater integration with the community and, at the same time, ensuring a better quality in the education of the students of the school.
Palavras-chave: Gestão escolar democrática
Educação básica - Amapá
Comunidade escolar
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GestaoDemocraticaEscola.pdf406,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons