Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1394
Título: A fantástica história de Francisco Iwerten Hiper-realidade e simulacro nos quadrinhos do Capitão Gralha
Autores: OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de
Orientador: FRANCO, Edgar Silveira
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8415486629956081
Tipo de Documento: Tese
Citação: OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. A fantástica história de Francisco Iwerten Hiper-realidade e simulacro nos quadrinhos do Capitão Gralha. Orientador: Edgar Silveira Franco. 2017. 237 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1394. Acesso em:.
Resumo: Esta tese trata do caso Francisco Iwerten. O curitibano Iwerten seria o criador do personagem Capitão Gralha, o primeiro super-herói brasileiro, publicado em Curitiba no início dos anos 1940. A história, totalmente fictícia, foi criada em um texto de minha autoria publicado na revista Metal Pesado Curitiba, de 1997. Apesar do texto ser ficcional, muitos acreditaram que tanto Iwerten e o Capitão haviam realmente existido, a ponto de Iwerten ganhar o prêmio Ângelo Agostini como Mestre do Quadrinho Nacional e quase ser homenageado por uma escola de samba. Em setembro de 2014 a história foi revelada em mesa redonda na II Curitiba Gibicon. A tese tem como base os conceitos de simulacro e hiper-realidade, em especial a partir das abordagens de Umberto Eco e Baudrillard. O objetivo é analisar como os limites entre realidade e ficção foram aos poucos se esvanecendo e como a arte, a literatura e os quadrinhos refletem esse processo através de obras que testam esses limites. São analisadas obras literárias e artísticas que usaram essa abordagem, criando uma verossimilhança que, embora ficcionais, foram tidas como reais. Também será detalhado o processo histórico de criação dos mitos Francisco Iwerten e Capitão Gralha e analisada a forma como o mesmo se ampliou, especialmente após a popularização da internet. O projeto trata da análise do caso e do processo de criação do álbum Histórias perdidas do Capitão Gralha, lançado no dia primeiro de abril de 2016 na Gibiteca de Curitiba. O álbum, usando os conceitos de simulacro e hiper-realidade, emula publicações de resgate, com histórias em quadrinhos “originais” de Iwerten e sua equipe, textos introdutórios destrinchando o processo criativo do desenhista e o contexto de criação de cada história, além de uma detalhada biografia de Iwerten, que descreve em minúcias toda a trajetória desse quadrinista imaginário, desde sua ascendência judaica, a viagem aos EUA dentro da política da boa-vizinhança e a publicação das histórias. A tese se debruça sobre os meandros da criação desse detalhamento e as estratégias de verossimilhança adotadas para que o álbum se tornasse hiper-real. Analisa também outras estratégias de verossimilhança, como a fanpage do Capitão Gralha, que trata Iwerten como real, a ponto de publicar citações do mesmo.
Abstract: This thesis discusses Francisco Iwerten case. Born in Curitiba, Iwerten created Capitão Gralha (Captain Jackdaw), the first Brazilian super-hero, and published it in Curitiba at the beginning of 1940s. This entirely fictitious story was created in a text I wrote to Metal Pesado (Heavy Metal) Curitiba magazine in 1997. Despite the text being fictional, many believed that Iwerten and his creation had really existed, going as far as Iwerten winning an Ângelo Agostini prize as Master of National Comics. In September 2014 the story was revealed at a discussion table of II Curitiba Gibicon comics event. The project concerns the analysis of the case and the creative process of the album Capitão Gralha’s Lost Stories, which will be produced as if it was a rescue of Iwerten’s stories and will have my scripts with multiple draughtsmen’s art. The thesis is based on the concepts of simulacrum and hyperreality, especially from the approaches of Umberto Eco and Baudrillard. The aim is to analyze how the boundaries between reality and fiction were gradually fading and how art, literature and comics reflect this process through works that test those limits. Literary and artistic works that used this approach are analyzed, creating a likelihood that, although fictional, have been taken as real. It will also be detailed historical process of creating myths Francisco Iwerten and Captain Crow and analyzed how it has expanded, especially after the popularization of the Internet. Will be analyzed in detail the process of creating the project deals with the case analysis and the album creation process lost stories of Captain Crow, released on April 1, 2016, in Gibiteca of Curitiba. The album, using the concepts of simulacrum and hyperreality, emulates rescue publications with stories in "original" comic Iwerten and his team, introductory texts unraveling the creative designer process and the context of creation of each story, and a detailed biography of Iwerten, which describes in detail the whole trajectory of this imaginary comic artist, from his Jewish ancestry, the trip to the United States within the good-neighbor policy and the publication of stories. The thesis focuses on the intricacies of creating this detail and verisimilitude strategies adopted for the album became hyper-real. It also analyzes other likelihood strategies such as fan-page of Captain Crow, which deals Iwerten as real as to publish even quotes.
Palavras-chave: História em quadrinhos
Simulacro
Hiper-realidade
Arte - fake
Comics
Área do conhecimento: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Editor: UFG - Universidade Federal de Goiás
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_FantasticaHistoriaFrancisco.pdf13,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons