Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Edineia Castro da Ellem-
dc.creatorBARBOSA, Bruna Guedes-
dc.date.accessioned2023-07-07T12:27:38Z-
dc.date.available2023-07-07T12:27:38Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationROCHA, Edineia Castro da Ellem; BARBOSA, Bruna Guedes. As técnicas secretariais sob a ótica do mercado de trabalho : atendimento e gestão documental. Orientadora: Sueli Andrade dos Santos. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1406. Acesso em:-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1406-
dc.description.abstractThe constant changes occurred in the labor market, has caused many professions hone or even would create new profiles to their profession, all to meet the demanding market and competitive. With the profession Executive Secretariat was no different, to match this on new labor market, had to improve work techniques. The Secretarial techniques is understood as the roles that the Executive Secretary develops in the administrative sector of an organization, of this mode, there is a necessity to improve its functions, because this is directly linked to the major decision-making centers of the organization. With that, we did a literature search to identify what had been adapted to your profile, as the importance of this adaptation to the labor market. It was emphasized in this research, two Secretarial Techniques which has rather prominently in the organizations, whereas that, they contribute more significantly to the development and organization of a company, which are, Attendance and Document Management. Attendance is the act of cater well, from providing clear information, concise and polite. The document management is the set of procedures which serves to keep organized and stored, by controlling the unnecessary, its course and taken to the guard properly documents of an organization.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTécnicas secretariaispt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectGestão de documentospt_BR
dc.titleAs técnicas secretariais sob a ótica do mercado de trabalho: atendimento e gestão documentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Sueli Andrade dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7765866759942133-
dc.description.resumoAs constantes mudanças ocorridas no mercado de trabalho, fez com que muitas profissões aprimorassem ou até mesmo criassem novos perfis profissionais, tudo para atender o mercado exigente e competitivo. Com a profissão de Secretariado Executivo não foi diferente, para se equiparar a esse novo mercado de trabalho, teve que aprimorar suas Técnicas de trabalho. As Técnicas Secretariais são entendidas como as funções que o Secretario Executivo desenvolve no setor administrativo de uma organização, desse modo, surge a necessidade de aprimorar essas funções, pelo fato, de ela estar diretamente ligada aos grandes centros decisórios da organização. Com isso, fez-se uma pesquisa bibliográfica para identificar o que fora adaptado ao seu perfil, como também a importância dessa adaptação para o mercado de trabalho. Enfatizou-se, nessa pesquisa, duas Técnicas Secretariais que tem bastante destaque nas organizações, sendo que, elas contribuem de maneira expressiva para o desenvolvimento e organização de uma empresa, que são, Atendimento e Gestão de Documentos. Atendimento é o ato de atender bem, de prestar informações de maneira clara, concisa e educada. A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos que tem como objetivo manter organizado, armazenado e controla a produção desnecessária e direciona para a guarda de maneira adequada os documentos de uma organização.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0673-3796-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Secretariado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TecnicasSecretariaisOtica.pdf802,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons