Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Paulo Magalhães Monard-
dc.date.accessioned2019-09-26T13:46:44Z-
dc.date.available2019-09-26T13:46:44Z-
dc.date.issued07-03-2016-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Paulo Magalhães Monard. Movimento de mudança na formação profissional em educação física na saúde: discursos curriculares da UFRGS, da UFBA e da UNIFESP. Orientador: Márcio Romeu Ribas de Oliveira. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/143. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/143-
dc.description.abstractThis present study aimed, as its main objective, to analyze the changes in the Physical Education professional formation focused on the Health field, through curricular discussions considered renewed or innovative in this aspect. Therefore, this research demanded (a) study of the processes involved in the construction of the professional formation of Physical education in Brazil through a historical perspective, highlighting curricular questions and influences of the Health field; (b) part of the movements of changes that were developed in the Health scenery, devoting more attention to the formative aspect of the Health professional, including some specific notes about Physical Education and; (c) the movements of changes of the professional formation in Physical Education on the Health field, present in the courses of UFRGS, UFBA and UNIFEST (universities), considered direct mobilizers of this process of change in the formation and, concomitantly, presenters of the public sphere of the graduation. This study is based on a bibliographical research as well as in a documental research. The bibliographic research took as reference, through accumulated debates on the field of Collective Health, the perspectives of an amplified concept of health, in general, acknowledging the process health-disease as implication of several dimensions of life in society, thus not restricted to the biomedical aspect. Being the documental research focused on the study of Pedagogical Projects and their respective Curricular Matrices of Physical Education’s graduation courses of UFRGS, UFBA and UNIFESP. As result of the research, we consider that the curricular discussions about changes in Health formation quoted here are rolled in a project of critical transformation of Physical Education in the field of Health through contributions of Collective Health and, consecutively, of Human and Social Sciences, critically emphasizing the curriculum considered technical-sportivized, that restricts itself prior to the biomedical and technicist prism, focused on the disease, in the direct transference of fragmented and decontextualized information, in medicalization through non-critical acknowledgement of risk factors of illnesses and of the so-called healthy life style. However, this positioning is not placed wholly and explicitly on the total of the curricula, what makes us deduce that the process of curricular construction/intervention, distinct projects of formation, society, education and health had their interests punctuatedpt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação física - Formação de professorespt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física - Currículospt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - Formaçãopt_BR
dc.titleMovimento de mudança na formação profissional em educação física na saúde: discursos curriculares da UFRGS, da UFBA e da UNIFESPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3172412179102671-
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0118293761427492-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo principal analisar o movimento de mudança na formação profissional em Educação Física para o campo da saúde, a partir de discursos curriculares considerados renovados ou inovadores quanto a este aspecto. Logo, esta pesquisa demandou estudar (a) os processos implicados na construção da formação profissional em Educação Física no Brasil numa perspectiva histórica, destacando as questões curriculares e a influência da área da saúde; (b) parte dos movimentos de mudança que se desenvolveram no cenário da saúde, dedicando maior atenção ao aspecto da formação do profissional da saúde, inclusive com alguns apontamentos específicos para a Educação Física e; (c) os movimentos de mudança na formação profissional em Educação Física no campo da saúde, presentes nos cursos da UFRGS, da UFBA e da UNIFESP, considerados mobilizadores diretos desse processo de mudança na formação e, ao mesmo tempo, representantes da esfera pública do ensino de graduação. O estudo baseou-se numa pesquisa bibliográfica e numa pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica tomou como ponto de referência, a partir das discussões acumuladas pelo campo da Saúde Coletiva, as perspectivas do conceito ampliado de saúde, em geral, enquanto visão que reconhece o processo de saúde-doença como implicado por diversas dimensões da vida do ser humano em sociedade, portanto, não restrito ao aspecto biomédico. Já a pesquisa documental debruçou-se sobre o estudo dos Projetos Pedagógicos e suas respectivas Matrizes Curriculares dos cursos de graduação em Educação Física da UFRGS, da UFBA e da UNIFESP. Como resultado da pesquisa podemos considerar que os discursos curriculares de mudança na formação em saúde aqui estudados estão pautados num projeto de transformação crítica do contexto da Educação Física no campo da saúde, a partir das contribuições da Saúde Coletiva e por conseguinte das ciências humanas e sociais, em enfática crítica ao currículo considerado técnico-esportivizado, que se restringe prioritariamente ao prisma biomédico, tecnicista, focado na doença, na transferência direta de informações fragmentadas e descontextualizadas, na medicalização a partir do reconhecimento acrítico de fatores de risco para enfermidades e no chamado estilo de vida saudável. Entretanto, este posicionamento não está inteira e explicitamente colocado na totalidade dos currículos, o que nos leva a inferir que no processo de construção/invenção curricular diferentes projetos de formação, de sociedade, de educação e de saúde tiveram seus interesses pontuadospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.affiliationSEJUSP - Secretaria da Justiça e Segurança Pública-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPROCEDIMENTOS E ATENÇÃO EM SAÚDE NO TRÓPICO ÚMIDO DA AMAZÔNIA-
dc.subject.areadeconcentracaoEPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MovimentoMudancaFormacao.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons