Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1525
Título: As paredes do banheiro como subjetividade nas intervenções visuais e comunicação entre os alunos
Autores: SANTOS, Gerfson Negrão dos
SANTOS, Luciene Costa dos
Orientador: VIANA, Maurício Remígio
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6683538337796963
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SANTOS, Gerfson Negrão dos; SANTOS, Luciene Costa dos. As paredes do banheiro como subjetividade nas intervenções visuais e comunicação entre os alunos. Orientador: Maurício Remígio Viana. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1525. Acesso em: .
Resumo: Esta pesquisa busca discutir e problematizar as questões referentes às visualidades, no contexto escolar, do comportamento dos alunos e suas intervenções feitas nas paredes do banheiro da escola José Ribamar pestana, o que é considerado, por parte da comunidade escolar, como ação depredatória. Aproveitou-se da pesquisa etnográfica para conhecer e refletir a partir da realidade dos alunos e de professores no ensino de artes, como ainda através de autores da cultura visual. Esta escola por sua vez pertence à rede pública de ensino que fica localizada no município de Santana estado do Amapá. Na escola foram produzidos relatos, registros fotográficos e analises dessas imagens. O que resultou em nossas observações com base nas praticas de intervenções feitas pelos alunosnas paredes do banheiro, reflexo de suas experiências que estes vivenciam sem seus cotidianos.
Abstract: This research seeks to discuss and problematize the questions regarding the visualities, in the school context, of the behavior of the students and their interventions made on the bathroom walls of the José Ribamar pestana school, which is considered, by the school community, as a predatory action. We have taken advantage of the opportune moment of the ethnographic research of supervised stage to know and to reflect from the reality of the students and teachers in the teaching of arts, through authors of the visual culture. This school in turn belongs to the public school network that is located in the municipality of Santana state of Amapá. In the school were collected reports, photographic records and analyzes of these images. What resulted in our observations based on the practices of interventions made by students on the walls of the bathroom, reflecting their experiences that they experience without their daily lives.
Palavras-chave: Visualidades
Ensino de arte
Intervenções
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ParedesBanheiroSubjetividade.pdf6,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons