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dc.creatorCOSTA, Renato Pinto da-
dc.date.accessioned2023-11-28T13:51:41Z-
dc.date.available2023-11-28T13:51:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Renato Pinto da. Proposta de parque urbano às margens do terminal rodoviário intermunicipal em Macapá/AP. Orientadora: Géssica Nogueira dos Santos. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1539. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1539-
dc.description.abstractCities have undergone major changes in their forms over the decades. For a long time the environment has been suffering from this unplanned urban growth. The problems originated from the lack of leisure spaces, adequate landscaping and little interaction with the natural environment, directly affects the quality of life of the people. Today, the quest to preserve nature and integrate cities has been very important. The increase in the quality of life was the strongest argument for, increasingly, the presence of these areas in the urban environment. With the demographic expansion of cities there was a need for more green areas and entertainment for the population, thus promoting a better social and sustainable development. The city of Macapá, especially the northern zone, presents a great deficit of infrastructure and public space for leisure. With this in mind, an urban development project has been developed for a park that occupies a total area of 9324,079m², consisting of recreational urban equipment such as a sports court and a playground, and wooded areas that combine the city with the environment, as well as being a park with native vegetation . The work presents a theoretical and analytical basis for the construction of a park that promotes integration and a higher quality of life, not only for the residents of the area in question, as well as for the entire population.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectParque Urbanopt_BR
dc.subjectEspaço público e urbanopt_BR
dc.subjectPaisagismo - Macapápt_BR
dc.titleProposta de parque urbano às margens do terminal rodoviário intermunicipal em Macapá/APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Géssica Nogueira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0967695912488976-
dc.description.resumoAs cidades vêm sofrendo grandes modificações em suas formas ao longo das décadas. Por muito tempo o meio ambiente vem sofrendo com esse crescimento urbano sem planejamento. Os problemas originados a partir da carência de espaços livres de lazer, paisagismo adequado e pouca interação com o ambiente natural, afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Hoje, a busca por preservar a natureza e integrar as cidades tem sido muito importante. O aumento da qualidade de vida foi o argumento mais forte para, cada vez mais, a presença dessas áreas no meio urbano. Com a expansão demográfica das cidades houve a necessidade de mais áreas verdes e de entretenimento para população, promovendo assim um melhor desenvolvimento social e sustentável. A cidade de Macapá, em especial a zona norte, apresenta grande déficit de infraestrutura e espaço público para lazer. Pensando nisto, foi desenvolvido um projeto urbanístico de um parque que ocupa uma área total 9324.079m² constituído por equipamentos urbanos recreativos como quadra poliesportiva e playground e áreas arborizadas que pomove a integração da cidade com o meio ambiente, além de ser um parque com vegetações nativas. O trabalho apresenta embasamento teórico e analítico, para a construção de um parque que promove integração e maior qualidade de vida, não só para os residentes da área em questão, bem como de toda a população.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS E APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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