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Título: Concepção arquitetônica de instalação portuária pública de pequeno porte- ip4: uma proposta operacional para a cidade de Macapá – AP
Autores: SILVA, Taynnara Danna Santos da
Orientador: CURCINO, Gabrielle dos Anjos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3156838003667437
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SILVA, Taynnara Danna Santos da. Concepção arquitetônica de instalação portuária pública de pequeno porte- ip4: uma proposta operacional para a cidade de Macapá – AP. Orientadora: Gabrielle dos Anjos Curcino. 2016. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1553. Acesso em: .
Resumo: As instalações portuárias em seus tempos mais primórdios eram vistas apenas como um lugar de carga e descarga de mercadorias sem nenhuma estrutura adequada. Atualmente essa atividade tem relação direta e indireta com os portos, tornando-se uma das principais formas de logística da economia mundial. Cada vez mais os portos vêm se modernizando para atender de forma mais precisa e eficaz ao embarque e desembarque de passageiros e pequenas cargas. Essa modernização iniciou a partir das políticas públicas de desenvolvimento social, econômico e sustentável que vem refletindo nas redes de transportes consolidadas cumprindo com o papel de integração regional e territorial. A adequação regulatória dos terminais hidroviários no Brasil, iniciada pelo âmbito federal, apresentam enormes desafios incluindo a aprovação de uma infraestrutura compatível com a região de instalação. O atual cenário dos terminais hidroviários no Estado do Amapá, requer por sua vez uma adequação às normas da Agência Nacional de Transporte Aquaviário-ANTAQ. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo propor a implantação de uma Instalação Portuária Publica de Pequeno Porte - IP4 na cidade Macapá que abranja a Lei regulatória 12.815/13 da ANTAQ e apresente uma concepção arquitetônica adequada às características operacionais da região. Entende-se que os IP4 representam verdadeiros portos na Região Amazônica, uma vez que o meio básico de transporte na região são barcos que transportam passageiros e cargas entre as diversas localidades e os centros, em busca e aquisição de bens de consumo em geral. Para orientação deste estudo foi utilizado o método de abordagem de observação direta intensiva, onde são realizadas duas técnicas: a observação participante e a entrevista junto aos membros competentes da área, afim de obter informações inerentes à carga, usuário, linhas e variação da maré. Conclui-se que a idealização de conceber um modelo de IP4 para a cidade de Macapá exigirá um estudo dos fatores socioeconômicos e ambientais junto às políticas públicas voltadas para a transformação do IP4 em vetores de desenvolvimento regional.
Abstract: Port facilities in its most early times were seen only as a place of loading and unloading of goods without any proper structure. Currently this activity is directly and indirectly related to the ports, making it one of the main forms of logistics in the global economy. Increasingly ports has been modernized to meet more accurately and effectively to the embarkation and disembarkation of passengers and small loads. This modernization began from public policies on social, economic and sustainable development that has reflected in the consolidated transport networks fulfilling the role of regional and territorial integration. The regulatory adequacy of waterway terminals in Brazil, initiated by the federal, present enormous challenges including the approval of an infrastructure compatible with the installation area. The current scenario of the waterway terminals in the state of Amapá, in turn requires an adjustment to the norms of the National Agency of Waterway Transportation-ANTAQ. Thus, this work aims to propose the implementation of a Port Facility Small Public Porte - IP4 in Macapá city covering regulatory Law 12,815 / 13 ANTAQ and submit an appropriate architectural design the operational characteristics of the region. It is understood that the IP4 represent true ports in the Amazon region, since the basic means of transport in the region are boats that carry passengers and cargo between the various localities and centers in search and acquisition of general consumer goods. For guidance this study we used the intensive direct observation method of approach, where they performed two techniques: participant observation and interviews with the competent members of the area in order to obtain information relating to cargo, user, lines and tide changes. It is concluded that the idealization of designing a model IP4 to the city of Macapá require a study of the socio-economic and environmental factors along public policies for the transformation of the IP4 in regional development vectors.
Palavras-chave: Instalação portuária
Cargas e passageiros
Portos - concepções arquitetônicas
Infraestrutura portuária
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

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