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Título: A concepção do desenho universal para a acessibilidade à educação: proposta de escola inclusiva em Macapá-AP
Autores: MARTEL, Jéssica Regina Nery
Orientador: TAKAMATSU, Patricia Helena Turola
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9199241420958700
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MARTEL, Jéssica Regina Nery. A concepção do desenho universal para a acessibilidade à educação: proposta de escola inclusiva em Macapá-AP. Orientadora: Patrícia Helena Turola Takamatsu. 2016. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1554. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho baseia-se nos estudos da acessibilidade na Arquitetura e Urbanismo, com a proposta de uma escola inclusiva de ensino fundamental na cidade de Macapá-AP, procurando englobar a inclusão como algo que vem sendo debatido e estudado há muito tempo e sendo uma luta de familiares e educadores de crianças portadoras de necessidades especiais e com dificuldade de aprendizagem das diversas áreas. A escolha da proposta refere-se à importância desse tema relevante nos dias atuais e à falta de atenção a tudo o que diz respeito à acessibilidade e suas normas. Portanto, este projeto terá a finalidade de criar, ao máximo, uma escola que agregue todos. O trabalho utilizará o método dedutivo, o qual toma como base leis gerais, concretizando as ideias por meio de pesquisas de campo na área de implantação do projeto. Contudo, a princípio, serão produzidos materiais e adquiridas referências de estudo, como livros e artigos, que possam auxiliar na compreensão e execução do trabalho; em seguida, serão identificadas as necessidades dos alunos para que sejam elaborados todos os estudos preliminares necessários. Dessa forma, espera-se que o resultado esteja fielmente a par do que estabelecem as normas – não só arquitetônicas como também educacionais –, garantindo um atendimento mais abrangente aos alunos e levando em conta que, no momento em que as famílias escolhem a escola, consideram as necessidades básicas das crianças e as suas próprias, dando preferência ao bem estar da criança e garantindo que ela será compreendida em suas limitações.
Abstract: This work is based on the studies of accessibility in Architecture, with the proposal of an inclusive intermediate school, in Macapá, trying to encompass the inclusion as something that has been debated and studied for a long time and it has been a struggle of relatives and teachers of children with special needs and learning difficulties from different areas. The choice of the proposal refers to the importance of this issue nowadays and the lack of importance given to accessibility and its rules. Therefore, this project aims to create a school that aggregates all. The paper will use deductive method, which builds on general rules, materializing ideas through field research in the project implementation area. However, first, materials will be produced and study references will be acquired, such as books and articles, which can help the work understanding and execution, and then, students’ needs will be identified, so that all preliminary studies be produced. Under these circumstances, it’s expected the result meets the established standards – not only architectural but also educational –, ensuring students a more comprehensive service and noticing that families consider their and the children’s basic needs when they choice a school, and they give preference to the child’s well-being, to ensure that it will be understood in its limitations.
Palavras-chave: Arquitetura – projetos e plantas
Projeto de acessibilidade
Educação inclusiva
Acessibilidade na arquitetura
Inclusão social - Brasil
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

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