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Título: Experiências narrativas, trajetória de vida e feminismo: reflexões para saber/fazer/práticas educativas em Artes Visuais
Autores: TELES, Alessandra Oliveira
Orientador: COSTA, Silvia Marques
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6038079327109593
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: TELES, Alessandra Oliveira. Experiências narrativas, trajetória de vida e feminismo: reflexões para saber/fazer/práticas educativas em Artes Visuais. Orientadora: Silvia Marques Costa. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1561. Acesso em
Resumo: A partir de uma trajetória de vida com mulheres, experiências pessoais e uma visão de vida feminista, a pesquisa buscou entender como a feminização cultural, subsidiada por uma ética amorosa segundo bell hooks, contribuiu para um ensino de arte menos elitista e eurocêntrico. De forma geral, ao analisar contextos pessoais e coletivos, se investigou como experiências/vivências a partir de uma narrativa pessoal pode auxiliar para saber/fazer/práticas para o ensino de arte. Especificamente, a pesquisa procurou compreender a importância desses processos, investigou como essa vertente contribuiu para a criação de metodologias pedagógicas práticas e analisou como o amor, o ensino humanizado e o feminismo constroem pontes para a desierarquização dos espaços-sala-de-aula. Além disso, a partir de uma epistemologia feminista/amorosa/cientifica, se buscou desapropriar a produção de dados da pesquisa de uma ciência positivista, e, priorizou qualitativamente, através de uma observação participante, a necessidade de se preservar o conhecimento pelo sensorial/sensível.
Abstract: From a life trajectory with women, personal experiences and a feminist point of view, the research sought to understand how the cultural feminization, subsidized by a love ethic according to bell hooks (sic), has contributed to a less elitist and eurocentric art education. In general, when analyzing personal and collective contexts, it was investigated how life experiences from a personal narrative can help with knowledge/doings/practices to the art education. Specifically, the research has aimed to understand the importance of those processes, investigated how this strand contributed to the creation of practical pedagogical methodologies and analyzed how love, humanized teaching and feminism has been builting bridges to the de-hierarchization in the classrooms. Besides that, from a feminist/loving /scientific epistemology, it was sought to expropriate the production of research data from a positivist science, and, it was qualitatively prioritized, from a participative observation, the need to preserve knowledge through the sensorial/sensitive.
Palavras-chave: Amor
Feminismo
Ensino de arte
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS HUMANAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Artes Visuais

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