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dc.creatorSANTOS, Leslie Jovana Silva-
dc.date.accessioned2024-08-20T13:46:59Z-
dc.date.available2024-08-20T13:46:59Z-
dc.date.issued26-05-2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Leslie Jovana Silva. Percepção de professores sobre a inclusão de alunos com perda visual no ensino fundamental anos iniciais. Orientador: Demilto Yamaguchi da Pureza. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1609. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.issnSOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Orientador ou Orientadora: Nome por extenso; co-orientador (se houver). Ano de publicação. XX f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Ano de defesa. Disponível em: . Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1609-
dc.description.abstractThis research has as its theme "Teachers' perception about the inclusion of students with visual loss in elementary school early years". Within this context, the research is anchored in the field of discussion that deals with the relationship between teaching and its role in the inclusion of students with visual impairments. It is about analyzing the perception that common school teachers have of themselves as subjects who can contribute to the process of inclusion of students with visual impairments in the classroom context and in the relationships they establish in their educational routine. In this context, the question is: what is the perception that the teacher of the early years has about the inclusion of students with visual loss in the regular classroom? To answer this question, the general objective of this research is to analyze the perception of teachers in the early years about the inclusion of students with PV and as specific objectives to investigate the teacher's perception of pedagogical work; to investigate whether teachers are trained to act in an inclusive perspective and to identify whether schools are organized in terms of resources and services that favor the inclusion of students with PL. The methodology is based on the case study with a qualitative approach anchored in Gil (2002), Prodanov and Freitas (2013), Bogdan and Biklen (1994), Yin (2001 and 2015), among others. The locus established for the development of the research will be three state public schools located in the capital Macapá, urban area, in the State of Amapá. The research participants will be 10 teachers from 8 classes of the initial years of the referred institutions. The main techniques and instruments for data collection will be the semi-structured interview and observation. The data resulting from this investigation will be interpreted through Content Analysis, proposed by Bardin (1977) respecting the ethical principles of research based on resolution 466/2012-CNS/CONEP. The results revealed: absence of continued training in the area of PV; teaching insecurity in the inclusion process of students with PV due to lack of training, lack of accessibility in buildings, few pedagogical resources adapted for use with PV students, existence of multifunctional rooms, presence of AEE teachers with adequate training, existence of collaborative and individualized planningpt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visual - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titlePercepção de professores sobre a inclusão de alunos com perda visual no ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1736591406307602-
dc.contributor.advisor1PUREZA, Demilto Yamaguchi da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9446157967930367-
dc.description.resumoA pesquisa ancora-se no campo de discussão que trata da relação entre docência e as dificuldades no processo de inclusão de aluno com perda visual. Trata-se de analisar a concepção que os professores do ensino comum têm de si enquanto sujeitos que podem contribuir com o processo de inclusão de alunos com perda visual no contexto da sala de aula e nas relações que elas estabelecem em seu cotidiano educacional. Nesse contexto, questiona-se: Qual a percepção que o professor dos anos iniciais tem sobre a inclusão de alunos com perda visual em classe comum? Para responder essa indagação, o objetivo geral desta pesquisa é conhecer e analisar a percepção de professores dos anos iniciais sobre a inclusão de alunos com perda visual (PV) e como objetivos específicos: a) compreender a percepção dos professores sobre a dinâmica de inclusão do aluno com PV; b) averiguar a percepção do professor sobre o trabalho pedagógico voltado para o aluno com PV; c) investigar se os professores possuem formação para atuar numa perspectiva inclusiva; d) identificar se as escolas estão organizadas em termos de recursos e serviços que favoreçam a inclusão do aluno com PV. A metodologia consistiu no estudo de caso com abordagem qualitativa ancoradas em Gil (2002), Prodanov e Freitas (2013), Bogdan e Biklen (1994), Yin (2001 e 2015), entre outros. O lócus estabelecido para desenvolvimento da pesquisa foram três escolas públicas estaduais localizadas na capital Macapá, área urbana, no Estado do Amapá. As participantes da pesquisa foram 10 professoras de 8 turmas dos anos iniciais de três instituições. As principais técnicas e instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semiestruturada e observação. Os dados resultantes desta investigação foram interpretados por meio da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011) respeitando-se os princípios éticos da pesquisa com base na resolução 466/2012-CNS/CONEP. Os resultados revelaram: ausência de formação continuada na área da PV; insegurança docente no processo de inclusão de alunos com PV por falta formação, falta de acessibilidade nos prédios, poucos recursos pedagógicos adaptados para uso com alunos PV, existência de salas multifuncionais, presença de professores do AEE com formação adequada, existência de planejamento colaborativo e individualizadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.description.affiliationUEAP - Universidade do Estado do Amapá-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8336-2178-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.subject.linhadepesquisaEDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADES-
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CULTURAS-
dc.languagePortuguês-
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