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Título: Ensino de história e cultura indígena nos anos iniciais do ensino fundamental
Autores: MOYSES, Francisco Jardel Lima
Orientador: ALMEIDA, Carina Santos de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4662671081661224
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: MOYSES, Francisco Jardel Lima. Ensino de história e cultura indígena nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Carina Santos de Almeida. 2025. 220 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1774. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho tem como tema o ensino de história e cultura indígenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Escola Municipal Raimundo Oliveira Alencar, em Macapá-AP. E visa analisar como os professores abordam essa temática em sala de aula, e como os materiais didáticos, em especial os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), representam os povos indígenas. A pesquisa sondou a aplicação da Lei nº 11.645/2008, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura indígena no currículo escolar da educação básica, identificando desafios e oportunidades na prática docente no ensino de história e cultura indígena. Foram realizadas análises de livros didáticos, planejamentos de aulas e questionários aplicados aos professores, evidenciando uma abordagem ainda eurocêntrica e limitada da história e cultura indígena. Constatou- se que a maioria dos professores não possui formação específica sobre a temática, sendo os livros didáticos sua principal fonte de referência. Além disso, observou-se que a história e cultura indígena é ensinada de forma esporádica, principalmente no “Dia dos Povos Indígenas”. Diante dessas limitações, a pesquisa propõe a adoção de metodologias mais dinâmicas e participativas, visando promover um ensino mais inclusivo e contextualizado. Como produto pedagógico, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro sobre os Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará”, que busca ampliar o conhecimento dos alunos sobre os povos indígenas da região, proporcionando uma abordagem mais interativa e lúdica da história e cultura desses povos. O estudo contribui para a reflexão sobre o ensino da história e cultural da população indígena nas séries iniciais do Ensino Fundamental e destaca a importância da formação continuada de professores para a construção de práticas pedagógicas mais representativas e inclusivas. Dessa forma, a pesquisa pretende colaborar para a valorização da cultura indígena e a desconstrução de estereótipos, promovendo uma educação mais democrática e respeitosa.
Abstract: This study focuses on the teaching of Indigenous history and culture in the early years of elementary school, with a specific emphasis on Raimundo Oliveira Alencar Municipal School in Macapá, Amapá. It aims to analyze how teachers address this subject in the classroom and how educational materials, particularly books from the National Textbook Program (PNLD), represent Indigenous peoples. The research examined the implementation of Law No. 11,645/2008, which mandates the inclusion of Indigenous history and culture in the basic education curriculum, identifying challenges and opportunities in teaching practices. The study involved the analysis of textbooks, lesson plans, and teacher questionnaires, revealing a predominantly Eurocentric and limited approach to Indigenous history and culture. The findings indicate that most teachers lack specific training on the topic, relying primarily on textbooks as their main reference. Additionally, Indigenous culture is addressed sporadically, mainly on “Indigenous Peoples' Day”. Given these limitations, the research proposes the adoption of more dynamic and participatory methodologies to foster a more inclusive and contextualized teaching approach. As a pedagogical product, a board game titled “Historical and Cultural Map of the Indigenous Peoples of Amapá and Northern Pará” was developed to expand students' knowledge of the region's Indigenous peoples, offering a more interactive and engaging approach to their history and culture. This study contributes to the reflection on the teaching of Indigenous history and culture in the early years of elementary education and highlights the importance of continuous teacher training in developing more representative and inclusive pedagogical practices. Thus, the research seeks to promote the appreciation of Indigenous culture and the deconstruction of stereotypes, fostering a more democratic and respectful education.
Palavras-chave: Ensino da história e cultura indígena
Ensino fundamental nos anos iniciais
História indígenas
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA

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