Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MELO, Paulo Sérgio Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T17:48:00Z | - |
dc.date.available | 2025-07-08T17:48:00Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Paulo Sérgio Carvalho de. Parentocracia e investimentos educacionais: “fabricação de bons alunos”. Orientadora: Adalberto Carvalho Ribeiro. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1787. Acesso em:. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1787 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this study is to understand the concept of parentocracy, aiming at the understanding that the phenomenon can be a factor for school differentiation for specific social groups, reiterating structural inequalities that exist in our society. It is important to justify that parentocracy is a topic of great relevance in the current context of society. We live in a time when parents play an increasingly central role in the education of their children, often going beyond the limits of influence and becoming authoritarian and controlling. Not all families are actively practicing parentocracy. The so-called intellectualized middle classes are the ones most prone to parentocratic practices. In addition, parentocracy can also contribute to the perpetuation of social inequalities, since parents with more financial resources are more capable of influencing and controlling the education of their children. The methodology is based on bibliographic research that uses articles and materials already published to give credibility to the topic addressed in this research. In the theoretical basis, among the main interlocutors, we highlight Brown (1980; 1999); Bourdieu (1970; 1976; 1979; 1982; 2007;); Zaia Brandão and Isabel Lellis (2010); Nogueira (1997; 2012); Santos, Pereira and Santos (2018); Darchy-Koechelin (2005); Adrião (2014); Cattani and Kieling (2007); Pinçon and Pinçon-Charlot (2003); Nogueira, Romanelli and Zago (2008); Riedner and Pereira (2012); Adrião (2014); Ferreira, Diogo and Melo (2018); Stoer (2002); Silva and Assis (2019). Parentocracy is not just a matter of individual choice, but a social phenomenon that has profound impacts on educational inequalities, and recognizing this dynamic is crucial to developing policies that aim to promote more equitable education, where all children have access to the same opportunities, regardless of the socioeconomic conditions of their families. | pt_BR |
dc.publisher | UNIFAP - Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | Via SIPAC | pt_BR |
dc.subject | Educação – Aspectos sociológicos | pt_BR |
dc.subject | Igualdade na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação – Participação dos pais | pt_BR |
dc.title | Parentocracia e investimentos educacionais: “fabricação de bons alunos” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Adalberto Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9093782969901989 | - |
dc.description.resumo | O Objetivo geral deste estudo é compreender o conceito de parentocracia possibilitando o entendimento de que o fenômeno pode ser um fator de diferenciação escolar para determinados grupos sociais reiterando as desigualdades estruturais existentes na sociedade em que vivemos. É importante justificar que Parentocracia é um tema de grande relevância no contexto atual da sociedade. Vivemos em uma época em que os pais exercem um papel cada vez mais central na educação dos filhos, muitas vezes ultrapassando os limites da influência e tornando-se autoritários e controladores. É certo que não são todas as famílias que se caracterizam como praticantes da parentocracia. São as denominadas classes médias e intelectualizadas as mais afeitas às práticas parentocráticas. Além disso, a parentocracia também pode contribuir para a perpetuação de desigualdades sociais, uma vez que pais com mais recursos financeiros têm maiores condições de influenciar e controlar a educação de seus filhos. A metodologia é baseada em pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica nada mais é do que a pesquisa que se utiliza de artigos e materiais já publicados para dar a credibilidade a temática trabalhada. Na fundamentação teórica, dentre os principais interlocutores, destacamos Brown (1980;1999); Bourdieu (1970;1976;1979;1982;2007;); Zaia Brandão e Isabel Lellis (2010); Nogueira (1997;2012); Santos, Pereira e Santos (2018); Darchy-Koechelin (2005);Adrião (2014); Cattani e Kieling (2007); Pinçon e Pinçon-Charlot (2003); Nogueira, Romanelli e Zago (2008); Riedner e Pereira (2012); Adrião (2014); Ferreira, Diogo e Melo(2018); Stoer (2002); Silva e Assis (2019). A parentocracia não é apenas uma questão de escolha individual, mas um fenômeno social que tem impactos profundos nas desigualdades escolares e reconhecer essa dinâmica é crucial para desenvolver políticas que visem promover uma educação mais equitativa, onde todas as crianças tenham acesso às mesmas oportunidades, independentemente das condições socioeconômicas de suas famílias. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ParentocraciaInvestimentosEducacionais.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons