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http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1832
Title: | Territórios formativos na Amazônia amapaense: estudo de caso na escola família agroextrativista do Carvão - EFAC |
metadata.dc.creator: | SILVA, Íris Costa da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | GOMES, Raimunda Kelly Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1668096856877502 |
metadata.dc.type: | Dissertação |
Citation: | SILVA, Íris Costa da. Territórios formativos na Amazônia amapaense: estudo de caso na escola família agroextrativista do Carvão – EFAC. Orientadora: Raimunda Kelly Silva Gomes. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1832. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Percorrer o contexto das questões que envolvem os aspectos econômicos, políticos e sociais no que tange o território como espaço formativo, nos demanda compreender seu conceito para além das relações de poder e sociais. Esta dissertação tem como objetivo compreender os saberes dos educadores do campo sobre territórios formativos e suas contribuições para o fortalecimento da pedagogia da alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão EFAC. O estudo teve como lócus a EFAC, situada no Distrito do Carvão, pertencente ao município de Mazagão/AP, localizado à 37 km de Macapá. No que concerne à metodologia, trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa. As etapas da pesquisa consistiram em: 1) levantamento bibliográfico; 2) condução dos procedimentos éticos; 3) observação direta na EFAC; 4) levantamento documental; 5) entrevistas semiestruturadas com colaborador chave do quadro administrativo-pedagógico da EFAC. E por fim, a análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados apontam que a compreensão de território formativo é pautada na relação tempo/vivência escola e comunidade. De maneira que se compreende território como a base educacional, visto que o trabalho parte da comunidade para escola, fomentando assim, uma escola viva, com ações valoradas pela Pedagogia da Alternância, cujos sujeitos detém apropriação cultural, a fim de compreender sua essência social na articulação escola comunidade. Assim, constatou-se a importância do Território Formativo para a valorização dos saberes, vivências e singularidades dos sujeitos na Amazônia Amapaense, o que se reflete diretamente na formação do sujeito, bem como no desenvolvimento da região. |
Abstract: | Going through the context of the issues that involve the economic, political and social aspects regarding the territory as a training space, demands us to understand its concept beyond the power and social relations. This dissertation aims to understand the knowledge of rural educators about formative territories and their contributions to the strengthening of the alternation pedagogy at the Escola Família Agroextrativista do Carvão-EFAC. The locus of the study was the EFAC, located in the Carvão District, belonging to the municipality of Mazagão/AP, located 37 km from Macapá. Regarding the methodology, it is a case study, with a qualitative approach. The research stages consisted of: 1) bibliographic survey; 2) conducting ethical procedures; 3) direct observation in the EFAC; 4) documentary survey; 5) semi structured interviews with a key employee of EFAC's administrative-pedagogical staff. And finally, the qualitative analysis of the data obtained. The results indicate that the understanding of the formative territory is based on the relationship between time/experience at school and community. So that territory is understood as the educational base, since the work starts from the community to the school, thus promoting a living school, with actions valued by the Pedagogy of Alternation, whose subjects have cultural appropriation, in order to understand their social essence in the school-community articulation. Thus, the importance of the Formative Territory was verified for the valorization of knowledge, experiences and singularities of the subjects in the Amapaense Amazon, which is directly reflected in the formation of the subject, as well as in the development of the region. |
Keywords: | Educação rural – Mazagão (AP) Escola - família agrícola Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC) - Mazagão (AP) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Publisher: | UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.source: | Via SIPAC |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED |
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