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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Iranilson Borges-
dc.creatorSILVA, Mario Barbosa da-
dc.date.accessioned2019-11-21T12:23:25Z-
dc.date.available2019-11-21T12:23:25Z-
dc.date.issued10-06-2019-
dc.identifier.citationGOMES, Iranilson Borges; SILVA, Mario Barbosa da. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola Prof. Francisco Walcy Lobato Lima. Orientador: Kássio Leal Vilhena. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/200. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/200-
dc.description.abstractThe Youth and Adult Education - EJA in Brazil went through a great social historical process, in which its legitimation took years to be conquered. It has become a consolidated reality, benefiting many students who place in it the last hope of completing their studies. However, it is also common to observe the high rate of evasion, generating costs and a need for research. In this sense, this study aims to verify the causes and consequences of the high dropout rate in the Education of Young and Adults - EJA in the State School Professor Francisco Walcy Lobato Lima, as well as to check the major influences of the abandonment of school life, internal factors or external, and to point out the consequences to the school of this high index. Through a field research, the information needed to carry out the study was searched together with the evolved students of the EJA modality, so the data were described through a descriptive research of a quantitative approach, where students were evaded from the EJA in the municipality of Santana. After collecting the data, they were quantified, described in graphs and analyzed together with a theoretical contribution based mainly on the ideas of Freire (1995), Haddad (2016) and Portela (2016). As a result, it is possible to point out that the students who had been evicted from the EJA had a good relationship with the teachers, most of whom are women, above the age of 30 and among the main reasons that led them to drop out of school, caring for the home and family, and not having a formal job.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.titleEvasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na escola Prof. Francisco Walcy Lobato Limapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3437230836582703-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136573067917851-
dc.contributor.advisor1VILHENA, Kássio Leal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902486576221702-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil passou por um grande processo histórico social, no qual sua legitimação levou anos para ser conquistada. Tornou-se uma realidade consolidada, beneficiando muitos alunos que depositam nela a última esperança de concluir seus estudos. Porém, é comum também observar o alto índice de evasão, gerando custos e uma necessidade de investigação. Nesse sentido, este estudo tem por objetivos verificar as causas e consequências do elevado índice de evasão na Educação de Jovens e Adultos – EJA na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, bem como conferir quais as maiores influências do abandono da vida escolar, fatores internos ou externos, e apontar quais os desafios da escola diante deste alto índice. Através de uma pesquisa de campo buscou-se junto aos alunos evadidos da modalidade EJA, as informações necessárias à realização do estudo, assim os dados foram descritos através de uma pesquisa descritiva de abordagem quantiqualitativa, onde foram entrevistados alunos evadidos da EJA, no município de Santana. Após coletado os dados, foram quantificados, descritos em gráficos e analisados em conjunto com um aporte teórico pautado principalmente nas ideias de Freire (1996), Haddad (2016) e Portela (2016). Como resultados é possível apontar que os discentes evadidos da EJA, tiveram bom relacionamento com os professores, em sua maioria são alunos acima dos 20 anos e, dentre os principais motivos que levaram os mesmos a abandonarem a escola, destacam-se a gravidez, o trabalho e o cuidar da família, além de não possuírem emprego formal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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