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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFONCÊCA, Cassia Camila Leão-
dc.creatorBARBOSA, Camila de Souza-
dc.date.accessioned2019-11-21T16:45:47Z-
dc.date.available2019-11-21T16:45:47Z-
dc.date.issued11-06-2019-
dc.identifier.citationFONCÊCA, Cassia Camila Leão; BARBOSA, Camila de Souza. Relato de experiência de mulheres universitárias da Amazônia amapaense no ensino superior. Orientadora: Alciléa Maria Ferreira Rocha. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/203. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/203-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the historical background of two Amazonian women in relation to access in higher education and analyze the conditions of their current presence in this level of education. It is based on an initial qualitative bibliographical study to verify the changes that occurred in the history of Brazil in relation to the conditions of female schooling, specifically in what refers to higher education in the Amazon. The following presents the experience reports of both at the Federal University of Amapá - UNIFAP Campus Santana, which analyzed the current conditions of access and permanence of women in this university. It was possible to verify that the female access to higher education is recent, dating from the 1960s its effective entrance, but that today it predominates in this level of education in a general way. In the author's reports, the mass presence of working-class and low-income students was found, with the majority female, in undergraduate degrees. The socioeconomic conditions, the previous schooling of the students and the insertion of the women in certain courses are other variants discussed here. It is considered that this analysis helps in the understanding of the economic and cultural factors that interfere in the educational and professional situation of the Brazilian woman, constituting an important theoretical tool to subsidize their struggles.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleRelato de experiência de mulheres universitárias da Amazônia amapaense no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719590802236191-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5925453228753411-
dc.contributor.advisor1ROCHA, Alciléa Maria Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037546333213687-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar o percurso histórico de duas mulheres amazônicas em relação ao acesso no ensino superior e analisar as condições de sua presença atual neste nível de ensino. Assenta-se em um estudo bibliográfico inicial, de caráter qualitativo, para verificar as mudanças que ocorreram na história do Brasil em relação às condições de escolarização feminina, especificamente no que se refere ao ensino superior na Amazônia. A seguir apresenta os relatos de experiência de ambas na Universidade Federal do Amapá- UNIFAP Campus Santana, com base nestes relatos analisar as condições atuais de acesso e permanência das mulheres nesta universidade. Foi possível constatar que o acesso feminino ao ensino superior é recente, datando da década de 1960 o seu efetivo ingresso, mas que hoje ela predomina nesse nível de ensino de uma forma geral. Nos relatos de experiências das autoras, por sua vez, verificou-se a presença maciça de estudantes da classe trabalhadora e de baixa renda, sendo a maioria do sexo feminino, nas licenciaturas. As condições socioeconômicas, a escolarização anterior dos estudantes e a inserção das mulheres em determinados cursos são outras variantes aqui discutidas. Considera-se que tal análise auxilia na compreensão dos fatores econômicos e culturais que interferem na situação educacional e profissional da mulher brasileira, consistindo em uma importante ferramenta teórica para subsidiar suas lutas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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