Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBARROS, Alcione-
dc.date.accessioned2019-12-11T16:33:38Z-
dc.date.available2019-12-11T16:33:38Z-
dc.date.issued19-04-2018-
dc.identifier.citationBARROS, Alcione. Uma abordagem analítica da utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de filosofia no 2° ano do ensino médio na Escola Estadual Nancy Nina Costa. Orientador: Paulo Roberto Moraes de Mendonça. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/254. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/254-
dc.description.abstractThe present work proposes an analytical approach regarding the use of technological resources in Philosophy classes of High School, at the Nancy Nina Costa State School. It is discussed here whether the use of these resources by the teachers of this school actually contributes to an effective improvement of the teaching-learning process of the students in the discipline work with Philosophy. A perspective qualitative was adopted, in the collection of which data were used, applied to both students and teachers who teach the discipline Philosophy in this phase of high school. The analysis of the data obtained in the research allowed the realization that, in fact, the use of technological resources contributes to qualify the teaching of Philosophy in secondary education. It was verified that, among the teachers, it is relevant to use these technologies to favor dynamicity in communication between students and teachers in the classroom, making the philosophy class more interactive and productive, especially in the sense of teaching-learning. And for students, the use of technological resources in philosophy classes facilitates learning, in addition to making classes more interesting. Thus, it can be concluded that the use of technological resources contributes significantly to the teaching of Philosophy and should be encouraged and practiced by more education professionals.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.titleUma abordagem analítica da utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de filosofia no 2° ano do ensino médio na Escola Estadual Nancy Nina Costapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7670510424646286-
dc.contributor.advisor1MENDONÇA, Paulo Roberto Moraes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9272901326258664-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma abordagem analítica a respeito do uso de recursos tecnológicos nas aulas de Filosofia do Ensino Médio, na Escola Estadual Nancy Nina Costa. Discute-se aqui se a utilização desses recursos, por parte dos professores da referida escola, de fato contribui para uma efetiva melhora do processo de ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina Filosofia. Adotou-se como metodologia desta pesquisa uma perspectiva qualitativa, em cuja coleta de dados foram utilizados questionários, aplicados tanto aos alunos quanto aos professores que lecionam a disciplina Filosofia nesta fase do ensino médio. A análise dos dados obtidos na pesquisa permitiu a constatação de que, de fato, a utilização dos recursos tecnológicos contribui para qualificar o ensino de Filosofia no ensino médio. Verificou-se que, entre os professores, é relevante da utilização dessas tecnologias por favorecerem dinamicidade na comunicação entre alunos e professores em sala de aula, tornando a aula de filosofia mais interativa e produtiva, principalmente no sentido do ensino-aprendizagem. E para os alunos, a utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de filosofia facilita a aprendizagem, além de tornar as aulas mais interessantes. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização dos recursos tecnológicos contribui de forma significativa para o ensino de Filosofia devendo ser incentivada e praticada por mais profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_AbordagemAnaliticaUtilizacao.pdf375,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons