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dc.creatorPEDRADA, Ana Karolina Lima-
dc.date.accessioned2020-01-15T16:17:43Z-
dc.date.available2020-01-15T16:17:43Z-
dc.date.issued27-02-2018-
dc.identifier.citationPEDRADA, Ana Karolina Lima. Viabilidade econômica de concessão do selo orgânico na comercialização de hortaliças do agricultor familiar do Amapá. Orientador: Wardsson Lustrino Borges. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/268. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/268-
dc.description.abstractNowadays the consumption of organic products is an increasingly reality present in Brazilian daily life. The growing concern by consumers with their personal and family health, environment protection, respect for the community in which production is inserted, reflected directly in their purchasing decisions. Based on this scenario, the present study aimed to evaluate the economic viability of the organic certification for the vegetables produced and marketed by the family farmer of the Amapá State, focusing on the measurement of how much the consumer is willing to pay more for the vegetables hardwood, if it will receive an organic product certification. Therefore, the research traced the socioeconomic profile of the consumers of vegetables that attend the producer’s fair; investigated the level of knowledge about organic products and analyzed the variables that influenced directly in the consumer purchasing decision. The survey detected that 86% of the sample attending the fairs have some knowledge about what organic products are, and 88.3% of the sample is willing to pay, on average, 181% of overvalue) if the product holds organic certification. The most requested products from consumers are cabbage and green scent, thus showing a greater potential and sale with certification. From the answers, it was possible to evaluate that there is economic viability to grant organic certification for products produced and marketed by family farmers. The certification is shown as a strategy to add value to their products and thus improve the quality of life of the producerpt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProdução orgânicapt_BR
dc.subjectFeiras do produtorpt_BR
dc.subjectAgricultorpt_BR
dc.subjectConsumidor orgânicopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.titleViabilidade econômica de concessão do selo orgânico na comercialização de hortaliças do agricultor familiar do Amapápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2194727832416220-
dc.contributor.advisor1BORGES, Wardsson Lustrino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7693622058319106-
dc.description.resumoAtualmente o consumo de produtos orgânicos é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano do brasileiro. A crescente preocupação por parte dos consumidores com a sua saúde pessoal e familiar, proteção do meio ambiente, respeito à comunidade na qual a produção está inserida se reflete diretamente nas suas decisões de compra. Baseado neste cenário, no presente estudo buscou-se avaliar a viabilidade econômica, da concessão da certificação orgânica, para as hortaliças produzidas e comercializadas pelo agricultor familiar do Estado do Amapá, focando na mensuração do quanto o consumidor está disposto a pagar a mais pela hortaliça, caso esta venha a receber uma certificação de produto orgânico. Para tanto, a pesquisa traçou o perfil socioeconômico dos consumidores de hortaliças que frequentam as feiras do produtor; investigou o nível de conhecimento sobre os produtos orgânicos e analisou as variáveis que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor. A pesquisa detectou que 86% da amostra que frequenta as feiras tem algum tipo de conhecimento sobre o que são produtos orgânicos, e ainda que 88,3% da amostra está disposto a pagar, em média, 181% de sobre-valor (valor a mais) caso o produto detenha a certificação orgânica. Os produtos mais requisitados por parte dos consumidores são couve e cheiro verde, mostrando assim um maior potencial e venda com certificação. A partir das respostas, pôde-se avaliar que há viabilidade econômica para concessão da certificação orgânica para os produtos produzidos e comercializados pelos agricultores familiares. A certificação mostra-se como uma estratégia para agregar valor aos seus produtos e assim melhorar a qualidade de vida do produtorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApt_BR
dc.description.affiliationIFAP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2960-0638-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaMEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO-
dc.subject.areadeconcentracaoMEIO AMBIENTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGMDR

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