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dc.creatorCARDOSO, Josiane Pereira-
dc.date.accessioned2020-02-07T12:58:33Z-
dc.date.available2020-02-07T12:58:33Z-
dc.date.issued13-10-2017-
dc.identifier.citationCARDOSO, Josiane Pereira. Pedagogia da alternância e as escolas famílias no Estado do Amapá: aportes para o desenvolvimento local. Orientador: Roni Mayer Lomba. 2017. 269 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/316. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/316-
dc.description.abstractThe realization of this study had as objective to verify the contributions of the six (6) Family Schools (EFAs - Pacuí Agricultural Family School, Agricultural Family School of the North Perimeter, Carvão Agroextrativist Family school, Family School Agroextractivist of Maracá, Cedro Agroextractivist Family School and Family School Agroecological of Macacoari) in the Amapá state, together with its methodology, the pedagogy of alternation, in the integral formation of its students and in the rise of local development, this last one, through the promotion and strengthening of the social capital. There was also an interesting to know the trajectory of the object of study, since they have been implemented almost three decades (1989 to 2017) in the Amapá state. For a study with objects of such diversified realities, was used the Multiples case study method, because in order to understand the object, there was a need for discussions about many knowledge areas starting from a diversified literature for a dialectical understanding of the observed object. The techniques used were interviews, oral-history, documentary research, bibliographic research and observation. After the data collection, a descriptive statistic was performed with a qualitative-quantitative approach. With the work conclusion, it was noted that the EFAs contribute in an incipient way to integral formation of their students and promotion of Social Capital through the bonds of solidarity, trust and cooperation, characteristics existing in the institutions that use the Alternance Pedagogy. However, due to the numerous problems identified during the development of this, the results reached by the EFAs, by providing a basic education in the formation of their regular students are not enough for the formation of networks between partner institutions and, thus, ensure local developmentpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.titlePedagogia da alternância e as escolas famílias no Estado do Amapá: aportes para o desenvolvimento localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8220263830700085-
dc.contributor.advisor1LOMBA, Roni Mayer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103894790255993-
dc.description.resumoA realização deste estudo teve como objetivo verificar as contribuições das seis (6) Escolas Famílias (EFAs – Escola Família Agrícola do Pacuí, Escola Família Agrícola da Perimetral Norte, Escola Família Agroextrativista do Carvão, Escola Família Agroextrativista do Maracá, Escola Família Agroextrativista do Cedro e Escola Família Agroecológica do Macacoari) existentes no estado do Amapá, juntamente com sua metodologia, a pedagogia da alternância, na formação integral de seus alunos e na ascensão do desenvolvimento local, este último, através da promoção e fortalecimento do capital social. Também houve o interesse de conhecer a trajetória do objeto de estudo, já que estão implantadas há quase três décadas (1989 a 2017) no estado do Amapá. Para um estudo com objetos de realidades tão diversificados, foi utilizado o método de estudo de caso Múltiplos, pois para a compreensão do objeto, houve a necessidade de discussões sobre várias áreas do conhecimento a partir de uma literatura diversificada para uma compreensão dialética do objeto observado. No que cerne as técnicas foram utilizadas entrevistas, história-oral, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e observação. Após a coleta de dados foi realizada uma estatística descritiva com uma abordagem quali-quantitativa. Com a conclusão do trabalho, notou-se que as EFAs contribuem, de maneira incipiente, para a formação integral de seus alunos e promoção do Capital Social através dos laços de solidariedade, confiança e cooperação, características existentes nas instituições que utilizam a Pedagogia da Alternância. Contudo, devido os inúmeros problemas apontados durante o desenvolvimento deste, os resultados alcançados pelas EFAs, por proporcionar uma educação básica na formação de seus alunos regulares, não são suficientes para a formação de redes entre Instituições parceiras e, com isso, garantir o Desenvolvimento Localpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6884-9524-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6062-6142-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO SOCIOECONÔMICO-
dc.subject.areadeconcentracaoMEIO AMBIENTE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGMDR

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