Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/319
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Elizete Calazans-
dc.date.accessioned2020-02-07T13:13:03Z-
dc.date.available2020-02-07T13:13:03Z-
dc.date.issued27-04-2019-
dc.identifier.citationMORAES, Elizete Calazans. Prática pedagógica em Botânica no ensino fundamental I em escola do campo no município de Mazagão, Amapá. Orientadora: Melissa Sousa Sobrinho. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/319. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/319-
dc.description.abstractThe Pedagogical Practice brings together various means of how to construct knowledge and carry out activities that are considered fundamental for the formation of the student. Through this process, mechanisms of mobilization of their previous knowledge, constructed in educational spaces, are created, relating the didactic activities within the classroom with practices outside of it. This study aimed to understand how the Pedagogical Practice in Botany teaching is developed by teachers from elementary schools. The research was carried out in the municipality of Mazagão, State of Amapá, and the subjects involved in the research were school teachers of the field they teach in elementary school I, selected from the participants of a program of the federal government for teacher training of the initial series of schools of the field, entitled "Earth, Water and Forest School". Fifty teachers from schools in the municipality of Mazagão participated in the program and among them a sample of thirty percent was selected for interview and to represent the teachers' class of schools in the municipality. The vast majority of interviewees have difficulty teaching Botany, however, their Pedagogical Practice is differentiated from the practice of the other disciplines. Most of the interviewed teachers also carry out practical classes using nature around the school, taking advantage of the students' empirical knowledgept_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBotânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciaspt_BR
dc.titlePrática pedagógica em Botânica no ensino fundamental I em escola do campo no município de Mazagão, Amapápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1SOBRINHO, Mellissa Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5815663270393648-
dc.description.resumoA Prática Pedagógica reúne diversos meios de como construir o conhecimento e realizar atividades que são considerados fundamentais para a formação do aluno. Através desse processo, cria-se mecanismos de mobilização de seus saberes anteriores, construídos em espaços educativos, relacionando as atividades didáticas dentro da sala de aula com práticas fora dela. Este trabalho teve como objetivo compreender como é desenvolvida a Prática Pedagógica no ensino de Botânica por professores de escolas do campo do Ensino Fundamental I. A pesquisa foi realizada no município de Mazagão, Estado do Amapá, e os sujeitos envolvidos na pesquisa foram professores de escolas do campo que lecionam no Ensino Fundamental I, selecionados dentre os participantes de um programa do governo federal para formação de professores das séries iniciais de escolas do campo, intitulado “Escola da Terra, das Águas e da Floresta”. Foram cinquenta professores de escolas do campo do município de Mazagão participantes do programa e, dentre estes, uma amostragem de trinta por cento foi selecionada para entrevista e para representarem a classe dos professores de escolas do campo do município. A grande maioria dos entrevistados tem dificuldade em ensinar Botânica, no entanto, sua Prática Pedagógica é diferenciada da prática das demais disciplinas. A maioria dos professores entrevistados também realiza aulas práticas utilizando a natureza no entorno da escola, aproveitando o conhecimento empírico dos alunospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Educação no Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PraticaPedagogicaBotanica.pdf895 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons