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dc.creatorGÖRTZ, Manuela Santana-
dc.date.accessioned2020-02-19T16:51:01Z-
dc.date.available2020-02-19T16:51:01Z-
dc.date.issued30-05-2019-
dc.identifier.citationGÖRTZ, Manuela Santana. Internacionalização da educação superior: cooperação entre universidades da Região das Guianas. Orientador: Paulo Gustavo Pellegrino Correa. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Fronteira) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/371. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/371-
dc.description.abstractThe process of internationalization of higher education can be understood from different perspectives and with different expectations, and therefore the interpretations about what is internationalization and what characterizes an internationalized university may differ. The present work aims to perform a critical analysis on the concepts and models of internationalization available, also addressing the theme of cooperation with emphasis on models of horizontal cooperation. It also intends to systematize information on internationalization and cooperation between the Federal University of Amapá, the Université de Guyane (French Guyana) and Anton de Kom Universiteit (Suriname), in order to obtain an overview of the current situation. Given this breadth of understanding about what it is, how to implement and what results to expect from this process, there are many internationalization models, which will be addressed in the first chapter of this work. International cooperation, with emphasis on horizontal cooperation models for the establishment of academic relations based on mutual benefit, will be the theme developed in the second chapter. Concluding the theoretical context of this thesis and presenting the results of this research, the third chapter will be devoted to the Guyana region, and more specifically to French Guiana, Suriname and the state of Amapá, whose academic internationalization processes are the subject of this study. . The analysis confirmed the initial hypothesis that the relationship between these institutions has a low level of institutionalization, jeopardizing the progress of partnerships. This research used bibliographic and documentary research techniques and the collection of information from the application of structured questionnaires via email, face-to-face interviews and by videoconference and analysis of previous interinstitutional cooperation cases among the three universitiespt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInternacionalização da educação superiorpt_BR
dc.subjectCooperação regionalpt_BR
dc.subjectRegião das Guianaspt_BR
dc.titleInternacionalização da educação superior: cooperação entre universidades da Região das Guianaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0399078193668711-
dc.creator.Latteshttps://orcid.org/0000-0001-6435-2441-
dc.contributor.advisor1CORREA, Paulo Gustavo Pellegrino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4935704081469903-
dc.description.resumoO processo de internacionalização da educação superior pode ser compreendido a partir de perspectivas e com expectativas distintas, e, portanto, as interpretações sobre o que é internacionalização e o que caracteriza uma universidade internacionalizada podem divergir. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica sobre os conceitos e modelos de internacionalização disponíveis, abordando ainda a temática da cooperação com ênfase em modelos de cooperação horizontal. Se propõe ainda a sistematizar informações sobre a internacionalização e a cooperação entre a Universidade Federal do Amapá, a Université de Guyane (Guiana Francesa) e a Anton de Kom Universiteit (Suriname), a fim de obter um panorama da situação atual. Diante da amplitude de entendimentos sobre o que é, como implementar e que resultados esperar deste processo surgem diversos modelos e formatos de internacionalização, que serão abordados no primeiro capítulo deste trabalho. A cooperação internacional, com ênfase nos modelos de cooperação horizontal para o estabelecimento de relações acadêmicas baseadas no benefício mútuo, será o tema desenvolvido no segundo capítulo. Finalizando a contextualização teórica desta dissertação e apresentando os resultados desta pesquisa, o terceiro capítulo será dedicado à Região das Guianas e, mais especificamente à Guiana Francesa, ao Suriname e ao estado do Amapá, cujos processos de internacionalização acadêmica constituem o objeto deste estudo. A análise realizada confirmou a hipótese inicial de que as relações existentes entre estas instituições apresentam baixo nível de institucionalização, comprometendo o avanço das parcerias. A pesquisa utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e o levantamento de informações a partir da aplicação de questionários estruturados via correio eletrônico, entrevistas presenciais e por videoconferência e análise de casos de cooperação interinstitucional anteriores entre as universidades analisadaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAISpt_BR
dc.description.affiliationUNIFAP - Universidade Federal do Amapá-
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2167-5969-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaESTADO, FRONTEIRAS E POLÍTICAS PÚBLICAS-
dc.subject.areadeconcentracaoFRONTEIRA E SOCIEDADE-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteira - PPGEF

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