Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Gracy Kelle Silva da-
dc.date.accessioned2020-02-19T19:45:56Z-
dc.date.available2020-02-19T19:45:56Z-
dc.date.issued04-05-2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Gracy Kelle Silva da. Le Petit Chaperon Rouge (1867) de Charles Perrault e Chapeuzinho Vermelho (2010) de Maria Luiza Xavier de Almeida Borges: uma leitura comparada. Orientadora: Mariana Janaina dos Santos Alves. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Francês) – Campus Oiapoque, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/376. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/376-
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTeoria literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectPerrault, Charles, 1628-1703pt_BR
dc.titleLe Petit Chaperon Rouge (1867) de Charles Perrault e Chapeuzinho Vermelho (2010) de Maria Luiza Xavier de Almeida Borges: uma leitura comparadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Mariana Janaina dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9757403266022290-
dc.description.resumoA monografia tem a finalidade de fazer uma leitura comparativa entre o conto Le Petit Chaperon Rouge (1867) de Charles Perrault e a tradução Chapeuzinho Vermelho (2010) de Maria Luiza X. de A. Borges. A princípio, a ideia de desenvolver a pesquisa surgiu no âmbito das discussões e estudos teóricos da disciplina Literatura Infanto-Juvenil, cursada na graduação de Letras Português/Francês da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional do Oiapoque. Como pressupostos, utilizou-se Sonia Salomão Khéde no livro Personagens da literatura Infanto-Juvenil (1986), Vladimir Iakovlevich Propp na Morfologia do Conto maravilhoso (1984), Nelly Novaes Coelho em A Literatura Infantil: história – teoria – análise (das origens orientais ao Brasil de hoje) (1982), Bruno Bettelheim, no livro A psicanálise dos contos de fadas (2002). Além desses autores, considerou-se ainda, as reflexões propostas por Daniela Bunn, no artigo Da História Oral ao Livro Infantil (2008) e outros que serviram de base para a respectiva análise. Para esta pesquisa, a priori, será feita a abordagem do contexto histórico da produção e publicação das obras, em seguida, aliado aos pressupostos teóricos será apresentada uma análise do conto Le Petit Chaperon Rouge e Chapeuzinho Vermelho realizada a partir da leitura dos textos, para dessa forma, verificar como foram contados nas diferentes épocas, como os elementos narrativos foram adaptados de acordo com as escolhas dos autores, assim como, as ações da personagem Chapeuzinho. O método utilizado para leitura foram os conceitos da Teoria literária, da Literatura Infanto-Juvenil e alguns estudos críticos sobre as obraspt_BR
dc.description.resumeLe mémoire a l’objectif de faire une comparaison entre les contes Le Petit Chaperon rouge (1987) de Charles Perrault et la traduction Chapeuzinho Vermelho (2010) de Maria Luiza X. De A. Borges. Au début, on a eu l’idée de développer la recherche à partir de la discussion proposée dans les études de la discipline Littérature enfantine, qu’on a fait dans la Licence de Lettres Portugais-Français à l’Université Fédérale de l’Amapá, Campus Binational de l’Oiapoque. Pour les études théoriques, on a lu Sonia Salomão Khéde dans le livre Personagens da literatura Infanto-Juvenil (1986), Vladimir Iakovlevich Propp en Morfologia do Conto Maravilhoso (1984), Nelly Novaes Coelho en Literatura Infantil: história – teoria – análise (das origens orientais ao Brasil de hoje) (1982), Bruno Bettelheim, en Psicanálise dos contos de fadas (2002). Au-delà de ces auteurs, on a pris encore, en tant que les réflexions proposées pour Daniela Bunn, dans l’article Da História Oral ao Livro Infantil (2008) et d’autres qu’on a pris pour la base de notre analyse. Pour cette recherche, d’abord, on fera le contexte historique de la production et publication des l’oeuvres, ensuite, allié à la base théorique on présente une analyse du conte Le Petit Chaperon rouge et Chapeuzinho Vermelho, en réalisant à partir de la lecture des textes, pour vérifier comme ils ont été racontés en différentes époques, comme les éléments narratifs étaient adaptés naturellement avec les choix des auteurs, de même que, les actions du personnage Chapeuzinho Vermelho/ Chaperon Rouge. La méthode utilisée par la lecture ce sont les concepts de la Théorie de la littérature, la Littérature Enfantine et quelques études critiques à propos des oeuvrespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6076-4198-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LePetitChaperon.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons