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dc.creatorSILVEIRA, Linda Inês-
dc.date.accessioned2020-02-27T14:27:26Z-
dc.date.available2020-02-27T14:27:26Z-
dc.date.issued29-07-2019-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Linda Inês. Abordagem da temática citogenética em livros didático do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais de Oiapoque-AP. 2019. 40 f. Orientador: Hilton Jeferson Alves Cardoso de Aguiar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Campus Oiapoque, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/410. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/410-
dc.description.abstractPeople enhance their work and social skills through education practices. Usually such knowledge is transmitted in a systematised fashion using textbooks which represent the main learning resource in Brazilian public schools. Among the different topics covered in biology textbooks, the cytogenetics represents the middle ground between genetics and cell biology. A high school student must learn some aspects of cytogenetics such as chromosome structure, species conservation, evolution and phylogeny. The present study aimed to analyse three different high school textbooks given to students within the last nine years in public schools at Oiapoque (AP). Only contents related to cytogenetics were surveyed. Aspects such as visual resources, contextualisation and the applicability of this topic to the student’s life were evaluated. Each textbook dealt with the cytogenetic theme in a specific way however only one of them mentioned cytogenetics as science but all of them committed small misakes. Their approach was directed to the health sciences associating the karyotype to human diseases and sex differentiation. None of the textbooks associated cytogenetics to species conservation and evolution. The present study showed that some improvements must be done in the textbooks because they did not follow the rules of the PCN’s. The textbooks did not connected all thetopics concerning to cytogenetics, providing rote learning information to the stu dents. Unfortunately it is still na idealisation to associate the gained knowledge from the classroom to the reality of each student. One important step to surpass this almost impossible task is to improve the textbooks of the studentspt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectCromossomospt_BR
dc.subjectCitogenéticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectOiapoque (AP)pt_BR
dc.titleAbordagem da temática citogenética em livros didático do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais de Oiapoque-APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827606020219872, Linda-
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Hilton Jeferson Alves Cardoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9848403752122719-
dc.description.resumoA educação tem por finalidade preparar o aluno para a qualificação do trabalho e prática social através da transmissão de conhecimentos sistematizados e os livros didáticos representam o recurso pedagógico fundamental utilizado nas escolas públicas brasileiras. Dentre os diferentes tópicos abordados, a Citogenética chama a atenção por evitar o isolamento de duas grandes áreas do ensino de biologia: a genética e a biologia celular. É durante o Ensino Médio que é garantido o aluno maior contribuição para o aprendizado mais significativo dos conteúdos relacionados a diferenciação cromossômica, conservação de espécies, evolução e filogenia. O presente estudo objetivou analisar três diferentes livros didáticos do 1º ano, usados nos três últimos triênios. Os objetos de análise foram os conteúdos relacionados a citogenética, a observação dos recursos visuais e contextualização da temática com o cotidiano do aluno. Cada obra abordou a temática citogenética de uma forma particular. Apenas o LD3 mencionou a citogenética como ciência. Os outros livros fizeram a abordagem de forma implícita. Foram encontrados erros pequenos em cada obra, além de ser conferido aos estudos citogenéticos apenas o caráter biomédico, utilizando o cariótipo associado somente ao ser humano salientando doenças cromossômicas e diferenciação de sexo. As demais aplicabilidades da citogenética referentes a conservação de espécies e evolução não foram mencionados. O presente estudo permitiu observar que apesar dos avanços, os livros didáticos ainda necessitam de algumas reformulações e aprimoramentos. Os livros didáticos não seguiram o proposto pelos PCN’s, no que se refere a desfragmentação do saber, os conteúdos são apresentados de forma livresca e memorística. A concepção de associar o conteúdo ministrado em sala de aula com a realidade do aluno são ainda apenas idealizações. As orientações recomendadas pelos PCNEM não foram seguidas, principalmente as orientações relacionadas a contextualização dos conteúdos de Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::CITOLOGIA E BIOLOGIA CELULARpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7738-1460-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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