Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Carlyenn Valeska Leite-
dc.creatorSANTANA, Thayanne de Sousa-
dc.date.accessioned2020-05-13T18:16:54Z-
dc.date.available2020-05-13T18:16:54Z-
dc.date.issued14-06-2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Carlyenn Valeska Leite; SANTANA, Thayanne de Sousa. A profissão de Secretário Executivo: imaginário de alunos do ensino médio à luz de pressupostos da educação popular. Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/602. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/602-
dc.description.abstractThe labor market, as well as the professions, has faced an accelerated pace of inevitable changes facing the recurring competitiveness engendered by the globalization of economies in contemporary society. And in this maelstrom is the Executive Secretary of the profession that, over time, has gradually achieved a prominent position in business organizations in the face of the multitude of functions that the profession offers. The formation of this professional has its basis in higher education, in which the curriculum needs to be adhering to the marketing dynamics. The context now discoursed led us to the following concerns: What high school students think about the Executive Secretary? Thus, the research aimed to identify the high school students conceptions of the Executive Secretary Profession. The subjects are students of the second year of the State School Gabriel Almeida Café located in central Macapá. The methodology used was sustain in the qualitative approach and techniques contemplated discussions conversation wheel from the projection of images about the profession, guided by the Culture Circle designed by Paulo Freire. Data analysis was base on content analysis and the main results were equivocal positions on the issue of gender and ethnicity related to the profession and the importance of disseminating the Federal University of Amapá on the profile of the courses in the institutions of high school in the State of Amapápt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurso Secretariado Executivopt_BR
dc.subjectImaginário socialpt_BR
dc.titleA profissão de Secretário Executivo: imaginário de alunos do ensino médio à luz de pressupostos da educação popularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305091424280496-
dc.contributor.advisor1PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8552302919151267-
dc.description.resumoO mercado de trabalho, assim como as profissões, tem enfrentado um ritmo acelerado de inevitáveis mudanças frente à recorrente competitividade engendrada pela globalização das economias na sociedade contemporânea. E nessa ciranda se encontra a profissão de Secretário Executivo que, ao longo do tempo, tem, gradativamente, logrado posição de destaque nas organizações empresariais em face da multiplicidade de funções que a profissão oferece. A formação desse profissional tem sua base no Ensino Superior, no qual o currículo precisa estar aderente com a dinâmica mercadológica. O contexto ora discorrido nos conduziu à seguinte inquietação: O que estudantes do Ensino Médio pensam acerca da Profissão de Secretário Executivo? Assim, a pesquisa teve por objetivo identificar as concepções de estudantes do Ensino Médio acerca da Profissão de Secretário Executivo. Os sujeitos participantes são alunos do segundo ano da Escola Estadual Gabriel Almeida Café situada na região central de Macapá. A metodologia utilizada sustentou-se na abordagem qualitativa e a técnica, em roda de conversa, a partir da projeção de imagens sobre a profissão, orientadas pelo Círculo de Cultura idealizado por Paulo Freire. O tratamento dos dados foi baseado na análise de conteúdo e os principais resultados foram: posicionamentos equivocados quanto à questão de gênero e etnia relacionados à profissão; e, a importância da divulgação, nas Instituições do Ensino Médio no âmbito do Estado do Amapá, pela Universidade Federal do Amapá, do perfil dos cursospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVOpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7978-1836-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Secretariado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ProfissaoSecretarioExecutivo.pdf803,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons