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dc.creatorSILVA, Eliene Nascimento da Conceição-
dc.date.accessioned2020-05-26T16:12:35Z-
dc.date.available2020-05-26T16:12:35Z-
dc.date.issued11-12-2019-
dc.identifier.citationSILVA, Eliene Nascimento da Conceição. Relações étnico-raciais entre o “Moleque” e o “Menino”: as divergências dos sujeitos nas obras regionalistas Menino de Engenho e O Moleque Ricardo de José Lins do Rego. Orientadora: Lucinéia Alves dos Santos. 18 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Francês) – Campus Oiapoque, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/648. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/648-
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPersonagenspt_BR
dc.subjectEscravaturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais entre o “Moleque” e o “Menino”: as divergências dos sujeitos nas obras regionalistas Menino de Engenho e O Moleque Ricardo de José Lins do Regopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
dc.contributor.advisor1http://lattes.cnpq.br/6542365905638158-
dc.contributor.advisor1SANTOS, Lucinéia Alves dos-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar as duas obras de José Lins do Rego, Menino de Engenho (1932) e O Moleque Ricardo ( 1935 ) que fazem parte do denominado ciclo da cana de açúcar. O trabalho realiza um percurso crítico sobre dois personagens da literatura brasileira nordestina. O primeiro livro analisado tem como personagem central Carlos de Melo, neto de José Paulino, dono do engenho Santa Rosa no qual vive suas primeiras experiências de infância sob a perspectiva de uma criança muito protegida da casa-grande. O segundo livro que narra a história de um jovem negro chamado Ricardo que, ao fugir de trem do engenho Santa Rosa, encontra na cidade uma nova perspectiva de vida. Os enredos inicialmente acontecem no Engenho, pois os dois romances trazem os personagens neste ambiente campestre. As obras retratam um período de muitas mudanças sociais, entre elas a Abolição da Escravatura. A pesquisa busca analisar os fatos que trazem criticamente as questões de segregação das personagens, bem como os fatos que narram as diferenças dos personagens em suas relações afetivas, e convivências sociais e assim, tenta trazer à luz os meios pelos quais as identidades se diferenciam, sobretudo na visão que autor atribui a cada personagem, até mesmo na perspectiva dos títulos das obras, onde Ricardo é descrito como um moleque e Carlos de Melo é tratado como menino. Para esta análise utilizou-se de teorias literárias e sociológicas. A partir dos elementos destacados, o trabalho traça um percurso para compreender como as divergências sociais atingem de forma brusca as relações étnicos-raciais sobretudo a integridade dos negros na década de 30, período pós Abolição. Para tanto, discorreu-se sobre as influências que as obras emitem no âmbito social, elucidando as indagações que autor distribui nas obras, principalmente o tratamento que os personagens negros recebempt_BR
dc.description.resumeL’article présent a pour objectif présenter une analyse de oeuvres de José Lins Do Rego, Menino de Engenho (1932) et O Moleque Ricardo ( 1935 ) qui font partie du cycle dit de la canne à sucre. Le travail prend un cours critique sur deux personnages de la littérature brésilienne du nord-est. Le premier livre à analyser a pour personnage central Carlos de Melo, petit-fils de José Paulino, propriétaire du moulin de Santa Rosa, où il a vécu ses premières expériences dans la perspective d’un enfant très gardé dans la grande maison. Le deuxième livre raconte l’histoire d’un jeune Noir, nommé Ricardo, qui, s’échappant en train du moulin, Santa Rosa, découvre dans la ville une nouvelle perspective de la vie. Les intrigues se déroulent initialement dans l'usine, car les deux romans amènent les personnages dans ce décor champêtre. Les oeuvres décrivent une période de nombreux changements sociaux, y compris l'abolition de l'esclavage. La recherche cherche à analyser les faits qui soulèvent de manière critique les problèmes de ségrégation des caractères ainsi que ceux relatant les différences de caractères dans leurs relations affectives, et leur coexistence sociale, et tentent ainsi de mettre en lumière les moyens par lesquels les identités diffèrent, en particulier dans la vision. que l'auteur décrit chaque personnage. Ainsi, du point de vue des titres des oeuvres dans lesquelles Ricardo est décrit comme un “moleque”et Carlinhos est traité comme un garcon.Pour cette analyse, nous avons utilisé des théories littéraires et sociologiques. À partir de ces éléments exceptionnels, le document trace une voie pour comprendre comment les divergences sociales affectent de manière abrupte les relations entre ethnies et races, en particulier l’intégrité des Noirs dans les années 1930, après l’abolition. Discutez des inluences que les oeuvres apportent dans le domaine social, em élucidant les questions que l’auteur pose dans les oeuvres, em particulier le traitement que les personnages noir reçoiventpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

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