Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Maria Guedes da-
dc.creatorCASTRO, Mitali da Silva-
dc.creatorSANTOS NETO, Rui Ferreira dos-
dc.date.accessioned2021-02-01T18:54:13Z-
dc.date.available2021-02-01T18:54:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Guedes da; CASTRO, Mitali da Silva; SANTOS NETO, Rui Ferreira dos. Inclusão de alunos do campo em escolas urbanas no Município de Mazagão Novo – AP: desafios dos docentes. Orientadora: Santana de Jesus Miranda Melo. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias e Biologia) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/674. Acesso em: .-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/674-
dc.description.abstractThis research talks a little about the history of field education and its challenges to be faced within the school environment, about the inclusion of students coming from the countryside to urban schools, in order to describe the challenges faced by them in the search for an education quality that aims for its future. It was held in two state schools, Dom Pedro I and Manoel Queiroz Benjamim in the municipality of Mazagão AP. The objective was to research the challenges and perspectives of the inclusion of students from the countryside in view of insertion in urban schools, analyzing the inclusion of these students in the face of pedagogical coordination, identifying the challenges that teachers face with these students within the school environment, and verifying the projects pedagogical aspects regarding the inclusion of rural students in urban schools. The research involved questionnaires with questions filled out by teachers and school coordinators. The main conclusions were that despite the difficulties encountered in daily life, teachers, pedagogical coordination and rural students seek a school capable of changing their lives, providing students with training for citizenship valuing their origins, cultures and the importance of the field for society. The work shows the learning of rural students in urban schools, and their difficulties in relation to urban students in the issue of teaching-learning, showing the challenges faced by teachers and pedagogical coordinators in school daily life.pt_BR
dc.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceCD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectInclusão – desafio docentept_BR
dc.subjectEscolas urbanas – Mazagão Novo – Amapá – Brasilpt_BR
dc.titleInclusão de alunos do campo em escolas urbanas no Município de Mazagão Novo – AP: desafios dos docentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Santana de Jesus Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2293812839292417-
dc.description.resumoA presente pesquisa fala um pouco sobre a história da educaçao do campo e seus desafios a serem enfrentados dentro do ambiente escolar, sobre a inclusão de alunos vindo do campo para escolas urbanas, a fim de descrever os desafios enfrentados pelos mesmos na busca de uma educação de qualidade que almeja seu futuro. O objetivo foi pesquisar os desafios dos docentes na inclusão de alunos do campo frente à inserção nas escolas urbanas, analisando a inclusão desses alunos perante a coordenação pedagógica, identificando os desafios que os professores enfrentam com esses alunos dentro do ambiente escolar e, constatando os projetos pedagógicos em relação a inclusão dos alunos do campo nas escolas urbanas. A pesquisa foi de cunho qualitativo que envolveu questionários com perguntas direcionadas a 6 professores e 6 coordenadores das escolas Dom Pedro I e Manoel Queiroz Benjamim no município de Mazagão AP. As principais conclusões foi que apesar das dificuldades encontradas no cotidiando, os professores, coordenação pedagógica e os alunos do campo buscam uma escola capaz de mudar suas vidas, proporcionando aos educandos uma formação para a cidadania valorizando suas origens, culturas e a importância do campo para sociedade. O trabalho mostra o aprendizado dos alunos do campo nas escolas urbanas, e suas dificuldades em relação aos alunos urbanos na questão de ensino-aprendizado, mostrando os desafios enfrentados por professores e coordenadores pedagógicos no cotidiano escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Educação no Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_InclusaoAlunosCampo.pdf623,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons