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dc.creatorSANTOS, MAIARA CRISTINE CORREA DOS-
dc.date.accessioned2021-10-05T01:19:45Z-
dc.date.available2021-10-05T01:19:45Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/700-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistória da Educação;pt_BR
dc.subjectPombalismo;pt_BR
dc.subjectGrão-Pará.pt_BR
dc.titleLUZES DA EDUCAÇÃO: O POMBALISMO NO GRÃO-PARÁ E MARANHÃO SETECENTISTApt_BR
dc.title.alternative09/06/2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo principal discorrer sobre as reformas pombalinas (1750 — 1777) e seus reflexos na educação no Grão-Pará. Entender a educação e as reformas educacionais pombalinas no Grão-Pará e Maranhão se torna o objetivo central deste artigo, assim como analisar os embates e impactos entre as reformas pombalinas e o ensino religioso no Grão-Pará e Maranhão. Este artigo segue percurso metodológico pautado em análises de caráter bibliográficos, a fim de se obter compreensões de artigos, dissertações, teses e livros acerca do ensino no Grão-Pará durante o período referido. A análise conclui que as reformas educacionais pombalinas implementadas no Grão-Pará e Maranhão setecentista, e o advento do regime de Diretório dos índios geraram uma reestruturação sócio espacial e educacional impactando diretamente os costumes, culturas e existências indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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