Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREIS, Tamylles dos Santos-
dc.date.accessioned2022-04-18T18:00:05Z-
dc.date.available2022-04-18T18:00:05Z-
dc.date.issued22-02-2021-
dc.identifier.citationREIS, Tamylles dos Santos. A percepção dos alunos de uma escola pública do estado do Amapá sobre a importância ecológica e cultural dos anfíbiosanuros. Orientador: Carlos Eduardo Costa Campos. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/749. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/749-
dc.description.abstractWe evaluate the perceptions of public-school students from the municipality of Serra do Navio, Amapá state, Brazil in relation to the importance of anurans as a component of the ecosystems, as well its use in medicine and culture. The goal of the research was to investigate state of knowledge of students on the subject, as well as to demystify any popular misconceptions involving anurans. To assess the student’s perceptions about anurans, we collected data through questionnaires followed by a didactic lecture on the subject. As a way to integrate students and aiming to propose an alternative didactic strategy, a playful trail game was applied. Our results showed that students have basic knowledge about anurans, such as the correct classification of these animals (71%, N= 20). In more specific questions, in relation to the species Phyllomedusa bicolor (50%, N=14) and its use for the ritual “Vaccine of the frog” (82%, N= 23), the students presented less knowledge. Also, when asked about the use of these animals as medicine, a positive view (50%, N = 14) was verified and the belief that the medicines really work was well accepted (60%, N = 17). However, students showed fear of using anuran toxins as a medicine (71%, N = 20). The students had a general and very superficial knowledge about the topic, and were still afraid and afraid of anurans, mainly due to the lack of adequate knowledge about their role in ecosystems. The study was relevant to solve doubts and provide clarifications so that frogs can be seen as an important part of the environment and ecosystems, as well as important for human society.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectAnuros – meio ambientept_BR
dc.subjectHerpetologiapt_BR
dc.subjectJogos Lúdicos - ecossistemapt_BR
dc.subjectAnfíbio - meio ambientept_BR
dc.titleA percepção dos alunos de uma escola pública do estado do Amapá sobre a importância ecológica e cultural dos anfíbiosanurospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Carlos Eduardo Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8543904614534592-
dc.description.resumoForam avaliadas as percepções dos alunos de uma escola pública do município de Serra do Navio, Amapá, Brasil em relação à importância dos anuros como componente do ecossistema, bem como sua importância medicinal/cultural. O objetivo da pesquisa foi investigar o estado de conhecimento dos alunos sobre o tema, bem como desmistificar quaisquer equívocos populares envolvendo anuros. Para avaliar as percepções do aluno sobre os anuros, coletou-se dados por meio de questionários seguidos de uma palestra didática sobre o tema. Como forma de integrar os alunos e propor uma estratégia didática alternativa, foi aplicado um jogo de trilha lúdico. Os resultados mostraram que os alunos têm conhecimento básico sobre anuros, como a classificação correta desses animais (71%, N= 20). Em questões mais específicas, em relação à espécie Phyllomedusa bicolor (50%, N=14) e seu uso para o ritual "Vacina do sapo" (82%, N= 23), os alunos apresentaram menos conhecimento. Além disso, quando perguntados sobre o uso desses animais como remédio, foi verificada uma visão positiva (50%, N=14) e a crença de que os remédios realmente funcionam foram bem aceitos (60%, N= 17). No entanto, os alunos demonstraram medo de usar toxinas de anuros como remédio (71%, N=20). Os alunos tinham um conhecimento geral e muito superficial sobre o tema, e ainda tinham medo e receio em relação aos anuros, principalmente por falta de conhecimento adequado sobre seu papel nos ecossistemas. O estudo foi relevante para solucionar dúvidas e prestar esclarecimentos para que os anuros possam ser vistos como uma parte importante do meio ambiente e dos ecossistemas, bem como importantes para a sociedade humana.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5034-9268-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_APercepcaodosAlunos.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons