Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, Valéria Castelo Branco de-
dc.date.accessioned2022-06-06T11:44:24Z-
dc.date.available2022-06-06T11:44:24Z-
dc.date.issued23-02-2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Valéria Castelo Branco de. A integração entre atividades experimentais e simulações computacionais para o ensino da física: levantamento de teses e dissertações nacionais no período de 2009 a 2019. Orientador: Victor Montero Del Águila; Coorientador: Erveton Pinheiro Pinto. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/899. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/899-
dc.description.abstractThe present study is characterized as a bibliographic research, with a view to conducting a survey of scientific productions on the integration of experimental activities and computer simulations for the teaching of Physics. For this, the works deposited in the thesis and dissertation bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the period from 2009 to 2019, were analyzed. Resulting in a corpus of 25 (twenty-five) productions, being 03 (three) theses and 22 (twenty-two) dissertations. It was evaluated that it is relevant to rethink the role of experimentation and simulation in education and to look for ways to concretize its potential in meaningful learning. Because, these environments are favorable to discussions of physical models, being relevant allies in the construction of concepts by students, at their different levels of education.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectSimulações computacionaispt_BR
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectSimulação na educaçãopt_BR
dc.subjectFísica - atividades experimentaispt_BR
dc.titleA integração entre atividades experimentais e simulações computacionais para o ensino da física: levantamento de teses e dissertações nacionais no período de 2009 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1DEL ÁGUILA, Victor Montero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505020953039541-
dc.contributor.advisor1-co1PINTO, Erveton Pinheiro-
dc.contributor.advisor1-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660019971892291-
dc.description.resumoO presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com vista a realizar um levantamento das produções cientificas sobre a integração das atividades experimentais e simulações computacionais para o ensino da Física. Para isso, foram analisados os trabalhos depositadas no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2009 a 2019. Resultando num corpus de 25 (vinte e cinco) produções, sendo 03 (três) teses e 22 (vinte e duas) dissertações. Avaliou-se que é relevante repensar o papel da experimentação e da simulação na educação e procurar formas de concretizar em aprendizagem significativa as suas potencialidades. Pois, esses ambientes são favoráveis as discussões dos modelos físicos, sendo relevantes aliados na construção dos conceitos por parte dos alunos, em seus diversos níveis de escolaridade.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCE_IntegracaoAtividadesExperimentais.pdf739,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons