Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOARES, Ana Cláudia Oliveira-
dc.creatorDALMÁCIO, Cris Évelin da Costa-
dc.creatorCORDEIRO, Maressa Mara Reis-
dc.creatorNASCIMENTO, Roberta Santos do-
dc.date.accessioned2022-06-07T13:53:17Z-
dc.date.available2022-06-07T13:53:17Z-
dc.date.issued14-10-2010-
dc.identifier.citationSOARES, Ana Cláudia Oliveira; DALMÁCIO, Cris Évelin da Costa; CORDEIRO, Maressa Mara Reis; NASCIMENTO, Roberta Santos do. Sequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivos. Orientadora: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes. 2010. 167 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/908-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitores - formaçãopt_BR
dc.titleSequência didática: uma estratégia para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa através dos gêneros textuais discursivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9888614392602464-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada com o intuito de verificar a eficácia das Sequências Didáticas (SD) para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa (LP), especialmente quanto à formação dos alunos enquanto leitores e produtores autônomos de textos. Os estudos de Bakhtin (1952-53/1979) e Dolz e Schneuwly (2004) constituíram os principais suportes teóricos deste trabalho. Para obter os resultados foram feitas gravações em vídeo da SD realizada com 12 alunos do 3º ano do ensino médio da escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida. Também fizemos uso de entrevistas e questionários avaliativos com os participantes da pesquisa. Ao final, a análise desses dados e das produções textuais (Cartas do Leitor) produzidas pelos discentes durante a aplicação da SD possibilitou concluir que a utilização desse procedimento de ensino/aprendizagem nas aulas de língua materna contribui significativamente no que se refere ao aprimoramento das capacidades de leitura e produção textual dos alunos.pt_BR
dc.description.resumeCette recherche a été menée afin de vérifier l'efficacité des Séquences Didatiques (SD) pour l'enseignement et l'apprentissage de la Langue Portugaise (LP), en particulier pour la formation des étudiants en tant que lecteurs et producteurs de textes avec autonomie. Les études de Bakhtin (1952-53/1979) et Dolz et Schneuwly (2004) ont été les principaux supports théoriques de ce travail. Pour les résultats ont été faites des enregistrements vidéo de la SD avec 12 élèves au Licée à l'école d'état Sebastiana Lenir de Almeida. Nous avons également fait recours à des entrevues et des questionnaires aux participants à la recherche évaluative. Enfin, l'analyse de ces instruments et des productions textuelles (Reader Lettres), produits par les étudiants au cours de la SD, nous a amenés à conclure que l'utilisation de cette procédure de l'enseignement et l'apprentissage dans les classes de la langue maternelle contribue de manière significative par rapport à l'amélioration des compétences des étudiants en lecture et en production textuels.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SequenciaDidaticaEstrategia.pdf26,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons