Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Luciana Rodrigues Resende-
dc.date.accessioned2022-06-07T14:48:16Z-
dc.date.available2022-06-07T14:48:16Z-
dc.date.issued04-04-2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciana Rodrigues Resende. O funk brasileiro como ferramenta de empoderamento feminino. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/912. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/912-
dc.description.abstractBrazilian funk, a popular musical genre, has made its way through the years with the use of lyrics considered suggestive and degrading to the image of women; today, however, it is possible to see that certain artists and groups – majoritarily women or leaded by one – have been claiming their space with lyrics that go on the opposite direction. Thus, this essay aims to conduct, in light of Critical Discourse Analysis and having as theoretical contribution Moita Lopes (2002), Stuart Hall (2006), Judith Butler (2003), Michel Foucault (1988), Simone de Beauvoir 1970), Marina Caetano (2015) and Van Dikj (1993), a study about the language used in lyrics of Brazilian funk in Brasil, investigating said change. To do that, songs lyrics by artists MC Sabrina, MC Carol and the group Gaiola das Popozudas were used, compared to another song lyrics by group Bonde do Tigrão, in order to point out that the discourse propagated within this musical genre indeed underwent a change, where the compositions analyzed reflected the way contemporary feminism influenced the funk movement. From the comparative analysis it was possible to conclude that, although they do not reflect all female productions in funk, the lyrics of the songs and the chosen artists represent an important movement for the women inserted within the majoritarily peripheral context that is Brazilian funk, confirming that feminism has a direct link with this growing search for speeches that empower the female figure in this musical genre.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectFunk brasileiropt_BR
dc.subjectGênero musical popularpt_BR
dc.subjectFunk - produções femininaspt_BR
dc.titleO funk brasileiro como ferramenta de empoderamento femininopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1DUARTE, Silvagne Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622352848949136-
dc.description.resumoO funk brasileiro, gênero musical popular, fez sucesso por anos com letras consideradas sugestivas e degradantes à figura feminina; hoje, porém, é possível notar que certos artistas e grupos – em sua maioria mulheres ou liderados por uma – têm reivindicado espaço com letras que desafiam esta premissa. Nesse sentido, o presente trabalho realizou, à luz da Análise do Discurso Crítica e tendo como aporte teórico Moita Lopes (2002), Stuart Hall (2006), Judith Butler (2003), Michel Foucault (1988), Simone de Beauvoir (1967, 1970), Marina Caetano (2015) e Van Dikj (1993), um estudo acerca da linguagem empregada em letras do gênero musical funk no Brasil, investigando tal mudança. Para tanto, foram utilizadas letras de músicas das artistas MC Sabrina, MC Carol e do grupo Gaiola das Popozudas, comparadas a uma letra do grupo Bonde do Tigrão, de forma a apontar que o discurso propagado dentro deste gênero musical de fato passou por uma mudança, onde as composições analisadas refletiram a forma como o feminismo contemporâneo influenciou o movimento funk. A partir da análise comparativa foi possível concluir que, apesar de não refletirem todas as produções femininas dentro do funk, as letras das músicas e as artistas escolhidas representam uma movimentação importante para as mulheres inseridas dentro do contexto majoritariamente periférico que é o funk brasileiro, confirmando que o feminismo tem uma relação direta com esta crescente busca por falas que empoderem a figura feminina neste gênero musical.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FunkBrasileiroFerramenta.pdf602,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons