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dc.creatorBARRETO, Eiziane Belo-
dc.creatorLOBO, Mara Valdene Silva-
dc.creatorAMANAJÁS, Marli da Silva Barros-
dc.date.accessioned2022-06-08T14:08:01Z-
dc.date.available2022-06-08T14:08:01Z-
dc.date.issued07-04-2015-
dc.identifier.citationBARRETO, Eiziane Belo; LOBO, Mara Valdene Silva; AMANAJÁS, Marli da Silva Barros. Nilson Chaves: interface Amazônia, Índio. Orientador: Antônio Almir Silva Gomes. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/919. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/919-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectCanções - Amazôniapt_BR
dc.subjectHistória indígena – Amazôniapt_BR
dc.subjectNilson Chaves - cançõespt_BR
dc.subjectÍndio - cançõespt_BR
dc.titleNilson Chaves: interface Amazônia, Índiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Antônio Almir Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5649379730093674-
dc.description.resumoNesse TCC, propomos trabalhar as canções de Nilson Chaves como ferramenta metodológica, para tratar das temáticas Amazônia e Índio no âmbito de sala de aula, para tal analisamos no total de dez canções, sendo que estas foram separadas em duas seções, uma relacionada à Amazônia (3.1) e outra relacionada à figura do Índio (3.2). As canções que falam da Amazônia são: Amazônia, Olho de boto, Gaia, Flor do Destino, Olhando Belém, Sabor Açaí. As que falam sobre o Índio são: Tudo Índio, Amocariu, Memórias da Tribo e O Sonho do Xamã. Para isso, é necessário conhecer a lei que torna obrigatório o ensino da educação indígena nas escolas, a lei 11.645/08 como dispositivo legal. Nesse sentido dizer que essas temáticas podem ser trabalhadas em qualquer disciplina da matriz curricular de ensino. Levando em consideração o respeito à diversidade, seja ela cultural, econômica, social e étnico-racial. Em suma acreditamos que a responsabilidade de preservar a Amazônia e os povos que nela habitam é tarefa de todos, em face à importância da mesma para o planeta, e principalmente para os que dela subsistem.pt_BR
dc.description.resumeDans cette TCC, nous vous proposons de travailler les chansons par Nilson Chaves clés comme outil méthodologique, pour traiter des thèmes au sein de la classe à analyser dans un total de dix chansons, Amazon et indien étant que ceux-ci ont été séparés en deux sections, une liée à Amazon (3.1) et l'autre liée à la figure de l'Indien (3.2). Sont des chansons qui parlent de l'Amazonie : Amazon, Oeil de Boto, Gaia, Fleur du Destin, À Bethléem, Saveur de l'Acai. Ceux qui parlent de l'Indien sont : Tous les Indiens, Amocariu, Mémoire de la Tribu et le Rêve du Chaman. Pour ce faire, il est nécessaire de connaître la loi qui rend obligatoire l'enseignement de l'éducation autochtone dans les écoles par le biais de la loi 11.645/08 comment cool device. En ce sens à dire que ces thèmes peuvent être travaillées dans n'importe quelle discipline de matrice de cursus d'enseignement. Prenant en considération le respect de la diversité, que ce soit économique, social, culturel et ethnique et raciale. En bref, nous croyons que la responsabilité de la préservation de l'Amazonie et le peuple en lui.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1505-2087-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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