Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRAGA, Alcir dos Santos-
dc.creatorBRITO, Rogel Ferreira-
dc.creatorBRAGA, Valcir dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-09T11:08:39Z-
dc.date.available2022-06-09T11:08:39Z-
dc.date.issued10-03-2016-
dc.identifier.citationBRAGA, Alcir dos Santos; BRITO, Rogel Ferreira; BRAGA, Valcir dos Santos. A unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidades. Orientadora: Rosileni Pelaes de Morais. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/926-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLiteratura - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - literaturapt_BR
dc.subjectAluno - formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino literáriopt_BR
dc.subjectDisciplinas - unificaçãopt_BR
dc.titleA unificação do ensino da literatura com língua portuguesa: impactos e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS, Rosileni Pelaes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4601233555237695-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo conhecer os impactos e as possibilidades do ensino-aprendizagem de Literatura no Ensino Médio, a partir da unificação dos conhecimentos literários com a disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, no município de Itaubal-AP, na turma do 3º ano do Ensino Médio. O trabalho tem natureza diagnóstica e parte de uma pesquisa de caráter qualitativo. E, para melhor compreensão do desenvolvimento e na coleta de dados foi necessário como instrumentos metodológicos, um questionário com perguntas abertas. Durante a pesquisa surgiram alguns fatores, como: a falta de conciliação dos conteúdos de literatura com Língua Portuguesa, principalmente pela ausência de um planejamento que pudesse envolver o processo de unificação; foi detectada também, a carência de materiais didáticos com abordagem literária. Para o embasamento teórico foram considerados os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, Lei nº 9394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000); as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs+ do Ensino Médio (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008); além de autores como Jouve (2012), Cândido (2011), entre outros teóricos que abordam a importância da literatura, indicando propostas e reflexões a respeito do ensino literário na formação do aluno, bem como, uma ação pedagógica interdisciplinar.pt_BR
dc.description.resumeCette étude a comme l‟objectif connaître les impacts et les possibilités de l‟enseignement apprentissage de la litérature dans l‟enseignement moyen à partir de l‟unification des connaissances litéraires avec la discipline de langue portugaise. La recherche a été realisé dans l‟école d‟état Wilson Hill de Araújo à Itaubal- AP, dans une classe du 3ème année du enseignement moyen. Ce travail a la nature diagnostic et partie d‟une recherche de caractère qualitatif. Et, pour une meilleure compréhension du develloppement et dans les ramassage des donnés a été necessaire comme instruments métodologique, un questionnaire avec questions ouvertes. Pendant la recherche ont surgi quelques facteurs, comme la faute de conciliation des contenus de la litérature avec la langue portugaise principalement pour l‟absence d‟un planning que puisse englober le procés d‟unification; a été detecté aussi la carence des materiaux didatiques avec l‟abordage litéraire. Pour l‟embasement théorique ont été considerés les documents officiels comme la Loi des Directrices et Bases de l‟éducation (LDB), Loi Nº 9394/96, les Parâmètres Curriculaires Nationaux D‟enseignement Moyen (2000), les Orientations Educationaires Complementaires aux Parâmètres Curriculaires Nationaux PCNs+ de L‟enseignement Moyen (2002) et les Orientations Curriculaires pour L‟enseignement Moyen (2008) en plus des auteurs comme: Jouve (2012), Candido (2012) entre autres théoriques que abordent l‟importance de la litérature qu‟indiquent propositions et réflexions en respect d‟enseignement litéraires dans la formation d‟élève, bien comme une action pédagogique interdisciplinaire.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UnificacaoEnsinoLiteratura.pdf267,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons