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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, Carolini Silva-
dc.creatorRACHID, Karoline Cardoso-
dc.creatorDIAS, Rita de Cássia da Silva Guerra-
dc.date.accessioned2022-06-24T13:37:14Z-
dc.date.available2022-06-24T13:37:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBARBOSA, Carolini Silva; RACHID, Karoline Cardoso; DIAS, Rita de Cássia da Silva Guerra. O ensino de PLE em duas escolas primárias de Saintgeorges de L’oyapock - Guiana Francesa: práticas pedagógicas de uma assistente de PLE. Orientadora: Fabiana Almeida dos Santos. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/938. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/938-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFormação do professor - PLEpt_BR
dc.subjectFazer pedagógico - PLEpt_BR
dc.subjectPortuguês Língua Estrangeira - PLEpt_BR
dc.titleO ensino de PLE em duas escolas primárias de Saintgeorges de L’oyapock - Guiana Francesa: práticas pedagógicas de uma assistente de PLEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Fabiana Almeida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1535755658240022-
dc.description.resumoO programa de mobilidade estudantil ALVE (Assistant de Langue Vivant Étranger) tem propiciado anualmente o envio de diversos acadêmicos que desejam ter uma experiência internacional de trabalho a fim de realizarem intercâmbio como assistente de professor de língua estrangeira em outros países. Em face desse contexto, este estudo objetivou investigar a prática pedagógica de uma assistente de Português Língua Estrangeira (PLE) que atuou como professora, no período letivo de 2014/2015, atendendo a um público infantil (entre 5 e 12 anos) no Ensino Primário de duas escolas de uma pequena comunidade francesa. A presente temática justificou sua relevância ao propor análises e discussões sobre o fazer pedagógico de uma assistente de PLE a partir da reconstrução de suas aulas e material didático utilizado. Para tanto, optamos por um estudo de caso de natureza qualitativa nas escolas Elie Castor e Pascal Joinville, localizadas em Saint-Georges de l’Oyapock (Guiana Francesa), no período de janeiro a abril de 2015. Para a realização da coleta de dados, utilizamos como procedimentos, a observação-participante e registro das aulas em diário de campo. O embasamento teórico apoiou-se nas discussões de Almeida Filho (1993, 1995, 1997, 2004,- 2006), Leffa (2001, 2014), entre outros. A análise revelou que, embora a assistente tenha tido êxito em seu fazer pedagógico, o fato de estar em fase de formação acadêmica, no período em que foi assistente, sua ação pedagógica foi permeada por desafios que exigiram que sua formação fosse (re)construída em campo a partir de pesquisas. Em face desse contexto, evidenciou-se a necessidade de uma formação inicial específica, através da inclusão de disciplinas que possibilitem a abordagem do ensino-aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) nos Cursos de Letras das Universidades brasileiras de forma que sirva como ponto de partida para prática pedagógica do docente de PLE.pt_BR
dc.description.resumeLe programme de mobilité étudiante ALVE (Assistant de Langue Vivante Étrangère) permet chaque année l’envoi de nombreux étudiants qui souhaitent avoir une expérience de travail à l’international pour qu’ils puissent réaliser un échange comme assistant de langue étrangère dans d'autres pays. Devant ce contexte, cette étude vise à enquêter la pratique pédagogique d'une assistante de portugais langue étrangère qui a travaillé en tant que professeur assistante durant l’année scolaire 2014/2015, au service d'un public d’enfants (de 5 à 12 ans) dans l'enseignement primaire dans deux écoles d’une petite communauté française. La présente thématique justifie la pertinence de proposer des analyses et des discussions sur l’action pédagogique d’une assistante de PLE à partir de la reconstruction de ses cours et du matériel didactique utilisés. Par conséquent, nous avons choisi une étude de cas de nature qualitative dans les écoles Elie Castor et Pascal Joinville, situées à Saint-Georges de l'Oyapock (Guyane française) dans la période de janvier à avril 2015. Pour mener à bien la collecte des données, il a été utilisé comme procédés, l'observation des participants et l'enregistrement des cours dans un journal sur le terrain. Il a été pris comme référence théorique les discussions d’Almeida Filho (1993, 1995, 1997, 2004,-2006), Leffa (2001, 2014), entre autres. L'analyse a révélé que, bien que l'assistant ait réussi dans sa pratique pédagogique, le fait d'être en formation académique pendant il a été assistant, son action pédagogique a été pénétrée par des défis qui exigèrent que leur formation fût reconstruite sur le terrain à partir de recherches. Face à ce contexte, il souligne la nécessité d'une formation initiale spécifique, par l'inclusion de disciplines qui permettent l'approche de l'enseignement et l'apprentissage du portugais langue étrangère (PLE) dans le programme des études de lettres des universités brésiliennes afin de servir de point de départ pour la pratique pédagogique de l'enseignement de PLE.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

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