Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/943
Título: A utilização de videoclipes como instrumento para o ensino-aprendizagem nas aulas de língua inglesa no segundo ano do ensino médio de Escola Pública
Autores: SILVA, Alan Willin Pereira da
SANTOS, Rayanne Rodrigues dos
SANTOS, Wesley Fernando Marques dos
Orientador: DUARTE, Silvagne Vasconcelos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8622352848949136
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SILVA, Alan Willin Pereira da; SANTOS, Rayanne Rodrigues dos; SANTOS, Wesley Fernando Marques dos. A utilização de videoclipes como instrumento para o ensino-aprendizagem nas aulas de língua inglesa no segundo ano do ensino médio de Escola Pública. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/943. Acesso em:.
Resumo: Apesar da sua crescente circulação social e popularização nos meios de comunicação de massa (televisão, internet e variados dispositivos eletrônicos móveis, tais como tablets e celulares), o gênero videoclipe ainda não tem recebido a devida atenção das pesquisas linguísticas e discursivas, principalmente, no que tange o ensino-aprendizagem de línguas. Norteado pelo intuito de sanar essa omissão e buscando adotar uma abordagem multissemiótica para esse objeto, este trabalho lança mão dos estudos dos multiletramentos, da multimodalidade textual, das estratégias de aprendizagem e da motivação com o propósito de estabelecer uma categorização das configurações genéricas dos videoclipes. O objetivo é verificar as potencialidades do videoclipe como instrumento de ensinoaprendizagem na aula de língua inglesa, em que acreditamos que o uso desse gênero pode contribuir para o envolvimento dos alunos com atividades na língua-alvo, influenciando positivamente na motivação dos estudantes que, diante da situação de desprestígio do ensino de inglês, acabam se desinteressando pela aprendizagem. Esta pesquisa parte do pressuposto de que os estudos contemporâneos na área da aprendizagem de língua inglesa têm conduzido estratégias para que haja a busca da autonomia do aluno. Do ponto de vista teórico, situamo-nos na pesquisa de Rojo (2009, 2012, 2013), O’Malley e Chamot (1993), Oxford (1990), Dörnyei (2001a, 2001b, 2009) e dentre outros autores que discutem a utilização de gêneros multimodais e de estratégias de aprendizagem nas aulas de línguas, para que o professor e o aluno trabalhem em conjunto na promoção de motivação, já que processo de aprendizagem está conectado às motivações pessoais, aspirações e desenvolvimento que o aluno perpassa para alcançar seu objetivo em algo que queira aprender. Para conseguir resultados desta pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa-ação em aulas do segundo ano do ensino médio de escola pública, envolvendo observação das aulas, planejamento de ação, intervenção e observação e, por fim, reflexão sobre os resultados. Algumas considerações provenientes dessa pesquisa, que foi construída a partir de um método qualitativo-quantitativo, apontam para uma reflexão a respeito da utilização do videoclipe como um recurso motivador nas aulas de língua inglesa. Nesse sentido, a análise dos dados em questão permite concluir que os videoclipes, por empregar em sua produção a mesclagem entre aspectos visuais e auditivos, além de estar inserido no mundo digital, caracteriza-se como um instrumento que é facilmente aceito pela maioria jovens em sala de aula, e que eles mostraram interesse em buscar mais esse recurso para aprender o inglês por fazer parte de seu cotidiano dentro e fora do âmbito escolar, tornando-os capazes de aprender de forma autônoma.
Abstract: Despite its growing social circulation and popularity of mass media (television, internet and various mobile electronic devices such as tablets and mobile phones), the video clip genre has not received due attention of linguistic and discursive research, especially in regarding the teaching and learning of languages. Guided by the intention to remedy the omission and seeking to adopt a multisemiotic approach to this object, this article makes use of studies of multiliteracies, textual multimodality of learning strategies and motivation in order to establish a categorization of generic settings of video clips. The objective of this study is to verify the video clip's potential as a teaching and learning tool in English class, we believe that the use of this resource can help to the interactivity of students with activities in the target language, influencing positively on student motivation which, given the disrepute situation of English teaching, end up losing interest in learning. This research assumes that contemporary studies in English language learning strategies have led so there is the quest for learner autonomy. From a theoretical point of view, we are situated in researches of Rojo (2009, 2012, 2013), O'Malley and Chamot (1993), Oxford (1990), Dörnyei (2001a, 2001b, 2009), among other authors who discuss the use of multimodal genres and learning strategies in language classes so that the teacher and student can work together to promote motivation, since learning process personal motivations are connected, aspirations, actions and development that the student goes through to reach your goal in anything it want to learn. To achieve results of this research, we have developed an action research in classes of second grade of high school public school, involving observation of classes, action planning, intervention and observation and, finally, reflect on the results. Some considerations from this research, built with a qualitative and quantitative method, aim for a reflexion about the use of videoclip as a motivacional resource in the english language classes. Meaning this, the analyses of the information involved allows the conclusion that videoclips, for the use combined of visual and hearing, and also being insert in a digital world, can be described as a resource that can be easily accept for the majority of the youth students in classes, and they show a interest for search more about this resource to learn english, as a component of your daily routine, no matter if it's in the school or not, but it can make them capable of learn autonomously.
Palavras-chave: Língua inglesa - ensino
Língua inglesa - aprendizagem
Videoclipes
Língua Inglesa - aulas
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UtilizacaoVideoclipesInstrumento.pdf965,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons