Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/961
Título: Páginas da rede social facebook: ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem da língua francesa e aspectos francófonos
Autores: PELAES, Romário Estrão
Orientador: GOMES, Rosivaldo
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9713360492282811
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: PELAES, Romário Estrão. Páginas da rede social facebook: ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem da língua francesa e aspectos francófonos. Orientador: Rosivaldo Gomes. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/961. Acesso em:.
Resumo: Muito se tem discutido a respeito de meios eficazes que estimulem o ensino-aprendizado de uma língua estrangeira em diversos níveis de formação. Uma dessas formas, evidenciada por muitos autores (LEFFA, 2016; PAIVA, 2001, 2014; PUREN, 2001), diz respeito às tecnologias digitais da informação e comunicação e às redes sociais que nos últimos anos têm ganhado destaque, uma vez que funcionam como instrumento de interação proporcionando, através de inúmeras ferramentas, a comunicação em tempo real. Com a popularização do Facebook, suas funções foram ampliadas ressaltando-se a criação de fanpages ou páginas destinadas a diferentes razões sociais e até mesmo comerciais que podem ser criadas por qualquer usuário da rede. Nesse sentido, a presente monografia tem como objetivo analisar as possibilidades da utilização do Facebook em contexto educativo, e as várias ferramentas à sua disposição, com particular relevo para as fanpages. Procuramos ainda verificar e discutir de que maneira essa rede social pode vir a favorecer o aprendizado de línguas estrangeiras, em especial a Língua Francesa, seguindo uma abordagem acional e comunicativa da língua em que os usuários interajam entre si e com o mundo numa perspectiva autônoma. O estudo tratase de uma investigação qualitativa observacional, sendo utilizado o recurso de captura de tela para o registro dos dados, sendo feita a pesquisa do tipo etnografia virtual ou Netnografia (KOZINETS, 2014). Os dados para análise, estudo e discussão foram coletados/gerados a partir de 5 páginas, sendo privilegiadas páginas ativas com um número significativo de interações. Para a fundamentação teórica desta pesquisa são apresentados os conceitos de redes sociais e suas aplicações na educação (RECUERO, 2009; MATTAR, 2012, 2013; LORENZO, 2013). Alinham-se a essa fundamentação as discussões de Xavier (2005) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) para exposição e definição do conceito de Letramento Digital e por fim Morosov e Martinez (2008), Rapaport (2008) e as concepções adotadas e explicitadas pelo Cadre Européen Commum de Référence para uma reflexão sobre as abordagens comunicativa e acional no ensino e aprendizagem do FLE. Com a análise das postagens e de alguns comentários veiculados nas páginas selecionadas foi possível constatar o potencial pedagógico dessas páginas para ensino-aprendizagem de FLE e de aspectos culturais francófonos.
Palavras-chave: Redes sociais virtuais
Língua francesa - aprendizagem
Francofonia
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PaginasRedeSocial.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons