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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Nashya Viana-
dc.date.accessioned2022-07-11T14:52:44Z-
dc.date.available2022-07-11T14:52:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Nashya Viana. Análise dos efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges, Santana – AP. Orientador: Rosivaldo Gomes. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/968. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/968-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPropaganda - gênero textualpt_BR
dc.subjectDiscurso publicitário - análisept_BR
dc.subjectGênero propagandapt_BR
dc.titleAnálise dos efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges, Santana – APpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Rosivaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9713360492282811-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do discurso publicitário na formação crítica dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva do município de Santana através de pesquisa descritiva de campo. Mais especificamente, discutir o espaço que a publicidade ocupa atualmente no currículo e a maneira como o universo publicitário se faz presente no cotidiano escolar, atentando para a prática docente em relação a este discurso. Enfatiza-se que este trabalho não destina-se a conscientização dos alunos mas atem-se a verificação da existência da consciência crítica reflexiva por parte destes quanto à propaganda. Para tornar possível esse estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em levantamento bibliográfico com embasamento teórico em Bakhtin (2003), Garcia (2005), Santos (2005). Metodologicamente foi realizada pesquisa de campo em uma escola pública no Estado do Amapá, no município de Santana com 25 alunos e uma docente da área de língua portuguesa. Para coleta e geração dos dados foi feita aplicação de questionários e entrevista direta, objetivando verificar a criticidade do aluno diante o gênero propaganda. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos entrevistados, mesmo reconhecendo que as pessoas são manipuladas e instigadas ao consumo desnecessário pelos apelos publicitários, adota uma postura frágil diante dos efeitos desse discurso, sendo induzidos pelo mesmo, de tal forma que mudam seu comportamento social visando obter, pela indução propagandista, aceitação social, cabendo a escola, no contexto da pesquisa, estimular a consciência crítico reflexiva desse aluno diante da propaganda.pt_BR
dc.description.resumeCe travail vise à analyser les effets du discours publicitaire dans la formation critique des lyceéns de la 3ème année de l'École d'Etat Professeur Rodoval Borges Silva de la municipalité de Santana à travers une recherche descriptive sur le terrain. Plus précisément, nous avons l'intention de discuter de l'espace que la publicité occupe actuellement dans le curriculum et de la manière dont l'univers publicitaire est présent dans la routine scolaire, en accordant une attention à la pratique pédagogique en relation avec ce discours. Il est souligné que ce travail ne vise pas la sensibilisation des étudiants mais continuez à vérifier de l'existence de conscience critique réflexive par eux comme pour la publicité. Pour rendre cette étude possible, une recherche qualitative a été effectuée, sur la base d'un sondage bibliographique théorique dans Bakhtin (2003), Garcia (2005), Santos 2005. Méthodologiquement une recherche sur le terrain a été effectuée dans une école publique de l'État d'Amapá, dans la municipalité de Santana avec 25 étudiants et une enseignant de portugaise. Pour la collecte et la génération de données, des questionnaires et des entrevues directes ont été appliqués, afin de vérifier la criticité de l'élève avant le genre de propagande. Les résultats des données montrent que la plupart des étudiants interrogés, même en reconnaissant que les personnes sont manipulées et instigées à la consommation inutilement par des appels publicitaires, adoptent une position fragile face aux effets de ce discours, étant induites par la même chose, ]d'une forme formelle qui modifie leur comportement ordre social pour obtenir, par l'induction propagandiste, l'acceptation sociale. Il appartient à l'école de stimuler la conscience critique réfléchie de cet élève face à la propagande.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8770-6177-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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