Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNERES, Maurisângela dos Santos-
dc.date.accessioned2022-07-12T14:59:19Z-
dc.date.available2022-07-12T14:59:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationNERES, Maurisângela dos Santos. Leitura literária e construção de sentidos no ensino médio. Orientadora: Rosileni Pelaes de Morais. 2011. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2011. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/972. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/972-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEnsino médio - formação do alunopt_BR
dc.subjectSala de aula - leiturapt_BR
dc.subjectEnsino médio - textos literáriospt_BR
dc.titleLeitura literária e construção de sentidos no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS, Rosileni Pelaes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4601233555237695-
dc.description.resumoEste trabalho aborda o tema da leitura literária e propõe uma reflexão sobre estratégias para a formação do aluno do ensino médio que seja crítico, capaz de perceber-compreender-construir múltiplas significações de um texto literário. Assim, a escolha do tema deve-se à ideia de que a maneira como se viabiliza o processo da leitura na escola, pode ajudar na construção e na significação da própria leitura, onde o ato de ler possibilite a desconstrução do analfabeto funcional, gerando no aluno um sentido crítico da realidade que o torne sujeito transformador intencional desta, o que se pode denominar de cidadania crítica, para diferenciar do discurso de cidadania como justaposição do indivíduo às normas sociais dominantes, induzindo à crença de que a prática social hegemônica, a legalidade e o senso de justiça necessariamente caminham juntos, o que nem sempre é fato.pt_BR
dc.description.resumeCe travail présente le sujet La Lecture Litteráire et propose une reflexion sur des stratégies pour la formation de l‟élève à l‟ « ensino médio », qui soit critique, capable de construire-percevoir-comprendre les multiples significations d‟un texte littéraire. Ainsi, le choix du thème est due à l‟idée que la façon comme se réalise le processus de la lecture dans l'école peut aider à la constrution et à la signification celle-ci, où l‟acte de lire possibilite la deconstruition d‟analphabète fonctionnel, en engendrant chez l‟élève un sens critique de la realité qui le devienne un sujet transformateur intentionnel de cette réalité, ce qu‟on appele citoyenneté critique, pour distinguer du discours de citoyenneté comme juxtaposition de l‟individu aux normes sociales dominantes en poussant la croyance que la pratique sociale hégémonique, la legalité et le sens de justice marchent nécessairement ensemble , ce qui n‟est pas toujours fait.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LeituraLiterariaConstrucao.pdf287,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons